Deus nos chama a trabalhar pela unidade das famílias

sexta-feira, 14 de agosto de 2015



Deus nos chama a trabalhar pela unidade das famílias e pela união do casal. Deus dá jeito em situações que parecem impossíveis de ser resolvidas. Precisamos querer, confiar e acreditar n’Ele!
 
De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe” (Mateus 19, 6). 

 O Evangelho de hoje nos ajuda a compreender qual é a visão do Criador a respeito da união do homem e da mulher. O casamento não se trata apenas de um contrato civil entre duas pessoas que resolveram morar juntas e começar uma aventura. Não, não é isso; de fato, é um compromisso. Primeiramente é um compromisso de um com relação ao outro, são duas vidas que se unem para constituir uma única vida familiar.
Nós não podemos nos esquecer desse aspecto fundamental que envolve a união do homem e da mulher. É verdade que, no matrimônio, as personalidades são diferentes e que cada um conserva sua identidade pessoal. E isso não pode ser confundido; mas é verdade também que eles constituem uma unidade e formam uma única família. A Palavra de Deus hoje nos chama a trabalhar pela unidade, a trabalhar para unir aquilo que Deus abençoou e não para separar aquilo que Ele uniu.
Todos nós sabemos que a vida a dois não é fácil, mas nenhuma vida é fácil. A vida da pessoa sozinha também não é fácil! Muitos dizem: “Ah! É melhor estar só do que mal acompanhado“. Nós entendemos que há situações em que a pessoa escolheu viver solteira, viver uma vida digna sendo solteira. Tudo bem. Mas o lugar da família é na união entre o homem e a mulher. Não vamos discorrer aqui a respeito das exceções e dos casos que não deram certo, dos problemas e dos distúrbios que podem haver. Vamos nos centrar no essencial: no plano de Deus, naquilo que Deus sonhou e quis, naquilo que está no coração do Criador.
Por causa da ignorância (por falta de conhecimento e maturidade), os antigos, quando não conseguiam mais viver juntos, se separavam. Contudo, Jesus diz, nesta passagem bíblica, que não foi isso que o Criador quis. O Criador, no princípio, quando nos criou homem e mulher disse: “O homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe” (Mateus 19, 5-6).
Portanto, ninguém tem o direito de separar aquilo que Deus uniu. Aqui eu chamo atenção para o cuidado que precisamos ter com os meios de comunicação e com as pessoas cuja mentalidade seja materialista, mundana e a favor do “descartável”: “Não deu certo, separa! Não está indo bem, deixa!” Não, este não deve ser o primeiro pensamento a ser adotado, este não é o trabalho a ser feito! O trabalho a ser feito é o de tentar salvar e resguardar o casamento.
Eu já vi tantos casamentos que iam por água abaixo e os casais, ao buscar na força da oração, da reconciliação e da revisão de vida, resgatar o matrimônio. Por isso, eu acredito que tem jeito! Já vi Deus dando jeito em situações que pareciam impossíveis de ser resolvidas. Precisamos querer, confiar e acreditar no Senhor!
Por favor, meu irmão, minha irmã, quando você vir um relacionamento que não está indo bem, o primeiro trabalho e o primeiro conselho a ser dado não é a separação, não é tentar ver o caminho que não tem mais jeito. O conselho a ser dado é o de tentar de todas as formas [salvar o casamento], porque para Deus nada é impossível! Até um casamento e uma família que pareciam não ter mais jeito, Deus pode dar jeito neles!
Creia! Eu já vi muitas graças acontecerem e sei que ainda verei muitas outras com a graça de Deus! 

0 comentários:

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Comunidade do Timbó recebe Arcebispo Dom Delson

Comunidade do Timbó recebe Arcebispo Dom Delson
Bênção da reforma da Capela Santo Antônio

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

PC Magazine

PC Magazine
Informática e Eletrônicos

Novo Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Novo Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Projeto "Igreja no Cinema" - Fotos

Projeto "Igreja no Cinema" - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

10 Anos de Ordenação Diaconal - Fotos da Comemoração

10 Anos de Ordenação Diaconal - Fotos da Comemoração
Diácono Roberto Inocêncio

Fotos

Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Visitantes

Ajude o Laureano

Oração de exaltação a Santa cruz

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

Conselhos do Papa Francisco

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Horário das Missas na Paróquia Menino Jesus de Praga - Bancários

  • Quinta-feira - 19:30hs
  • Sexta-feira -06:00hs
  • Sábado - 19:00hs
  • Domingo - 8:00 e 17:00hs
  • Telefone: (83) 3235.5120

Siga o Armadura por e-mail

Ocorreu um erro neste gadget

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó