Rasguemos o coração, é tempo de conversão

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Rasguemos o coração, é tempo de conversão! É hora de buscarmos equilíbrio e de vivermos com sobriedade na casa de Deus.

“Rasgai o vosso coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo” (Joel 2, 13).

Nós começamos hoje o tempo da graça, que é o tempo da Quaresma, um período muito especial para que a graça de Deus venha em nosso auxílio. É o tempo que o próprio Deus preparou para nossa conversão de modo a avançarmos para águas mais profundas na vivência da fé.
Algo muito importante o profeta Joel nos diz hoje ao afirmar que, diante de Deus, nós precisamos rasgar nosso coração, implorar do Senhor Seu perdão, Seu misericórdia e Sua bênção para que Ele tenha misericórdia de nós e de toda a humanidade a fim de nos voltarmos para Ele de todo o coração.
Durante as festas de carnaval, muitos rasgam suas vestes, há muita impureza, muita profanação. É hora de termos nosso coração restaurado, seja quem viveu as extravagâncias deste tempo seja quem seja não as viveu, o importante é fazermos penitência pelos nossos pecados e pelos pecados da humanidade.
Três práticas nos ajudarão a viver bem essa Quaresma. A primeira delas é colocar a oração como elemento primordial da nossa vida. Restaurar a nossa relação com Deus para que Ele seja o primeiro em tudo aquilo que fazemos. Orar em segredo, em nossos momentos de intimidade, ter um tempo especial na nossa vida dedicado ao Senhor Nosso Deus.
A segunda é a prática da caridade sincera para com os mais necessitados e sofridos, mas também a caridade com quem convive conosco. A caridade da reconciliação, do perdão, de distribuir o que temos com vive ao nosso lado ou com quem está distante de nós; a caridade que promove a paz.
A terceira prática desse tempo é o jejum, o cuidado com as más inclinações que estão dentro do nosso coração. É preciso ter autocontrole, é preciso ser capaz de reconhecer nos alimentos um dom de Deus, mas não posso permitir que estes me dominem e me escravizem.
É hora de repararmos a nossa casa, de repararmos dentro de nós os excessos que cometemos em nossa vida: o excesso no falar, no comer, no assistir à televisão e no usar as coisas deste mundo. É hora de buscarmos o equilíbrio e de buscarmos aquela força de Deus, que está em nós, para vivermos com sobriedade na casa de Deus.

Uma Quaresma santa e abençoada para todos nós!

Deus abençoe você!

0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó