CARTA ABERTA PELA INSTALAÇÃO DOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA NO BAIRRO NOS BANCÁRIOS

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016


Desde 2009, com a instalação do Conselho de Segurança Comunitário, que as instituições as quais representam os moradores do bairro dos Bancários e adjacências, têm se preocupado com a situação de insegurança que, naquela época e, até então ainda permeia esta área da cidade. É certo que, foram realizadas várias ações, em parceria com os poderes públicos para amenizar esta situação.

Com o sequestro de duas mulheres em junho de 2015, ocorrido nos Bancários, seguido de estupro e umas das vítimas foi brutalmente assassinada, a população, liderada pelo Conselho de Segurança Comunitário, saiu às ruas no dia 27 de junho de 2015, pedindo que a Paz voltasse a reinar entre nós e, exigindo dos órgãos competentes agilidade para coibir esta onda de violência.




Como em 2014, já havíamos iniciado um processo de discussão com autoridades da segurança pública, municipal e estadual, em vista da implantação de uma base da Guarda Municipal e de uma UPS, estas negociações intensificaram-se cada vez mais, através de várias reuniões com o Secretário Estadual, Cláudio Lima; o comandante geral da PM-PB, Cel. Euler Chaves, Ten. Cel. Sena e, representantes da secretaria de segurança Pública e Cidadania da Prefeitura de João Pessoa.



Tudo concorria para a solução do problema e com expectativas de que as instituições de segurança seriam instaladas no bairro, trabalhando em unidade, respeitando as peculiaridades de cada uma. Porém, fomos surpreendidos com a demolição de uma parte da associação de forma truculenta no dia 06 de julho, desconsiderando toda construção coletiva em prol da implantação dos órgãos competentes em nosso bairro. 




De imediato, reagimos a esta agressão com um ato público no dia 08 de julho de 2015, pois não havia diálogo até o momento para a solução do impasse, pelo contrário, eu, Padre Marcondes Meneses, fui expulso das dependências da Secretaria Municipal de Segurança pelo atual ocupante, por discordar de suas atitudes, em seguida, todos os representantes retiraram-se do local e, a noite realizamos o ato público, com a população que compareceu em peso.

Aos 09 de julho, o secretário de Planejamento do Município, Zenedy Bezerra, acompanhado do secretário adjunto da comunicação da época, estive nas dependências da Paróquia Menino Jesus, com a finalidade de firmar um acordo entre as instituições do bairro e a Prefeitura Municipal de João Pessoa. O Secretário Zenedy, comprometeu-se de que a Prefeitura faria o repasse legal de uma parte do terreno, para o governo do Estado construir o DISP (Distrito Integrado de Segurança Público) e a prefeitura construiria a Base da Guarda Municipal no local onde foi destruído parte da Associação. Fechamos o acordo e saímos esperançosos para a concretização.

Mesmo com o acordo firmado, não paramos de trabalhar em prol da Segurança em nosso bairro. Fomos recebidos aos 16 de Julho pelo Comandante Geral da PM-PB, Cel. Euler, acompanhado do Cel. Lívio e Cel. Sena, para debater como seria a implantação do DISP e uma possível UPS. De imediato foi acordo com a PM-PB a que no nosso bairro teríamos de imediato uma UPS Móvel, trio de Motocicletas fixo, Patrulhamento a pé e a Ronda PROERD nas escolas do bairro. De fato todo esse aparato vem assistindo nosso bairro, amenizando a situação de insegurança.



Também procuramos os órgãos da Prefeitura Municipal, com a finalidade de solicitar a poda de arvores, requalificação da iluminação pública, já que compreendemos SEGURANÇA em sentido amplo, levando em consideração estes serviços. Inclusive, no dia 29 de julho de 2015, realizamos uma audiência pública para tratar destes pedidos, porém, só o secretário da SEDURB e o adjunto da época da Segurança Municipal compareceram, representeando o município; representando a PM-PB, tivemos a presença do Ten. Cel. Sena. O objetivo era obter do poder municipal a poda das árvores e a requalificação da iluminação, ficando acordado que de imediato estes serviços seriam realizados. Mais uma vez nos reunimos aos 06 de agosto de 2015, acompanhado do Pr. Mazinho, da Igreja Batista dos Bancários e várias lideranças, na sede da SEDURB, sempre com o intuito de concretização destes serviços.


  

No dia 09 de agosto, tivemos a oportunidade de apresentar aos moradores, nas missas e na praça da paz as conquistas do Conselho de Segurança dos Bancários: UPS Móvel; Trio de Motocicletas fixo; Patrulhamento a pé; Ronda PROERD nas escolas do bairro e, sobretudo, o Consenso para a instalação da Guarda Municipal e UPS na praça da paz e o DISP no terreno doado pela prefeitura ao Estado.



Não cruzamos os braços, o trabalho continuou. Aos 10 de agosto, o CONSEG Bancários, esteve reunido em audiência com o Secretário de Segurança Claudio Lima, com o Comandante da Polícia Cel. Euller Chaves, com o comandante do 5º BPM TC Sena e pelo Delegado Isaias Gualberto. Na oportunidade o presidente João Eduardo Melo, o Padre Marcondes e Abelardo Maia representando o Rotary, discutiram as opções de instalação do DISP e da UPS, antecedendo nova reunião com a Prefeitura Municipal de João Pessoa.



No dia 12 de agosoto, fomos recebidos no gabinete do Secretário de planejamento de João Pessoa, Zenedy Bezerra, com a presença do Secretário de Desenvolvimento Urbano, Hildevanio Macedo, debatendo a cessão do terreno pelo poder municipal para a construção do DISP Bancários.
 Toda esta caminhada em busca das melhorias do nosso bairro foi realizada com a expectativa da implantação da Base da Guarda Municipal e do DISP-Bancários, conforme o prometido. Entretanto, nos causa indignação, pela morosidade ou pela falta de “interesse”, é certo que em todas as reuniões foram ratificados os pedidos da população, mas nos falta inciativa concreta.

Ainda continuamos com ruas escuras, ermas e com arvores que servem de abrigo e esconderijo de marginais, esperando as vítimas para assaltos e colocando medo na população.




Assim como, desde outubro a prefeitura colocou uns tapumes no local reservado a construção da base, mas já faz quatro meses e não tem um tijolo sequer, apenas propaganda. Em relação a cessão do terreno, destinado ao DISP, também não sabemos do processo de transferência para o Estrado.






Questiono-me, por que os acordos ainda não foram honrados? Onde estão projetos de políticas públicas de prevenção á violência? Que forma de trabalho articulado com as entidades é esta? Os serviços de poda das árvores e requalificação da iluminação por que não são feitos?  Penso que, o sr. Prefeito, sendo um homem de respeito e diálogo, deve tomar as providências e, sente conosco para que, o que foi acordado em conjunto, seja concretizado. Queremos não só a construção da Base da Guarda Municipal, inclusive aparelhada, armada e com condições de coibir o crime; queremos que seja feita a cessão do terreno ao Estado, para a construção o DISP, pois sabemos que já faz parte do orçamento do Estado essa construção, faltando o terreno; queremos todo aparato de Segurança trabalhando em conjunto nos Bancários. Portanto, pedimos que a Prefeitura se manifeste, e atenda as reivindicações dos moradores.



Pe. Marcondes Meneses
(Pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga)

Conselho de Segurança dos Bancários

Rotary Bancários

1 comentários:

Anônimo disse...

Estamos de acordo!

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó