Não permita que a inveja domine seus sentimentos e ações

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

 

A inveja é um sentimento terrível, por isso não permita que ela domine seus sentimentos e ações

“Aí vem o sonhador! Vamos matá-lo e lançá-lo numa cisterna, depois diremos que um animal feroz o devorou” (Gn 37, 19).

No contexto deste tempo da graça, que é a Quaresma, a Palavra de Deus alimenta nossos corações e nos ajuda a revisar nossa vida, vermos em que direção estamos caminhando.
Veja: José chamou à atenção seus irmãos para aquilo que ele era, um menino simples, com o coração muito humilde, mas agraciado por Deus. José tinha o dom de interpretar sonhos, e isso causou uma profunda ira e inveja no coração de seus irmãos. Estes, por causa disso, decidiram eliminar José.
Quando uma pessoa começa a causar incômodo por aquilo que é e faz, por aquilo que tem e consegue, provoca sentimentos negativos dentro de nós.
Às vezes, achamos que o problema é a pessoa, mas, na verdade, o problema é aquilo que nós alimentamos em relação a essa pessoa. Hoje, a Palavra de Deus está nos chamando à atenção: De que forma olhamos os irmãos que não queremos muito bem?
O primeiro sentimento a ser cuidado, o mais terrível de todos, é a maldita inveja, pois ela nunca vem sozinha, mas acompanhada dos piores dos sentimentos. A inveja traz raiva, ira, os sentimentos mais maldosos ao coração humano. Ninguém sabe que é invejoso ou, pior ainda, não reconhece que alimenta a inveja no seu coração.
Geralmente, quando a inveja toma conta de nós, ela nos deixa tão vazios em relação à caridade, à verdade e à bondade, que começamos a pecar gravemente contra a caridade.
Primeiro, falamos mal de quem invejamos. Os irmãos de José se reuniram e começaram a falar mal de dele, começaram, de fato, a difamá-lo, ver as coisas negativas que nem existiam em José, mas começaram a criá-las.
Fico pensando em tantos círculos, tantas pessoas que se reúnem para falar mal da vida dos outros! É a maior das pobrezas, é uma grande perda de tempo quando as pessoas se encontram não para falar dos valores da vida, mas para depreciar a imagem do outro.
Quando a inveja toma conta de alguém, ele não só começa a falar mal de uma pessoa como decide eliminá-las do seu coração. Isso é terrível, porque quando você decide matar alguém (pode ser que você não realize isso de forma física), acaba com a imagem dela, de modo que quem se aproxima de você já percebe muitas munições e balas para poder eliminar tal pessoa.
A inveja é diabólica, terrível e maldosa! A inveja é muito cruel, por isso os irmãos de José o venderam para outro. Não venda ninguém, não entregue ninguém nem difame ninguém! Seja qual for o mal que a pessoa possa ter feito a você, não gaste seu coração nem seus lábios para denegrir a imagem dela.
A misericórdia é o maior dos sentimentos que podemos ter, por maiores que sejam as misérias humanas. A inveja não vale a pena, pois se torna, realmente, uma agressão grave à caridade difamar, julgar, condenar e, sobretudo, vender ou eliminar os irmãos do meio de nós.
Deus abençoe você!

Fonte: Canção Nova

0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó