2 Anos de Papado do Nosso Francisco

sexta-feira, 13 de março de 2015

Era 13 de março de 2013, a chaminé mais famosa do mundo soltava a fumaça branca e anunciava que “habemus Papa” em frente a uma multidão de fieis e câmeras posicionadas frente a sacada do Vaticano. Após horas de espera, o mundo conhecia o novo líder da Igreja Católica depois de uma conturbada desistência de Bento XVI. E, desde o primeiro minuto, o argentino Jorge Mario Bergoglio revolucionou.
Primeiro, por ser argentino, tornando-se o primeiro Papa não europeu em mais de 1.200 anos. Segundo, pelo nome adotado “Francisco”, o primeiro entre os líderes religiosos no Vaticano. Terceiro, porque foi o primeiro Papa jesuíta na Igreja Católica. E, por último – e não menos importante – porque ele já mostrou que o nome escolhido era uma homenagem coerente ao santo cristão São Francisco de Assis, que pregava a simplicidade e humildade: apareceu sem ouro ou outros acessórios anteriormente usados por outros papas.

Com dois anos completados nesta sexta-feira, 13 de março, relembramos casos de feitos de Francisco, dentro da Igreja, que foram e são revolucionários. Afinal, ele mesmo pregou a ideia de revolucionar durante a visita ao Brasil, pedindo aos jovens que assim o fossem. Então, amém (que assim seja!).

1- Sem regalias


 Foto: Handout / Reuters
Eleito Papa, Francisco apareceu na sacada do Vaticano com um crucifixo de aço sobre a batina branca - e não de ouro, como de costume. Também não quis usar os múleos, continuando a fazer uso de sapatos totalmente pretos. Francisco ainda recusou a limusine blindada papal para comparecer a um primeiro encontro, na residência de Santa Marta, no dia seguinte de sua eleição, preferindo um veículo comum, e pagando a conta do hotel onde se hospedou para o Conclave, pertencente à própria Igreja Católica.

Até o passaporte não quis trocar pelo documento do Vaticano, que foi dado automaticamente aos outros papas. “Francisco pediu especificamente para não gozar de qualquer privilégio, então sua nova carteira de identidade e passaporte foram processados por meio das vias administrativas habituais”, disse o embaixador do Vaticano na época.  

2- O Papa online

Ele inovou com o uso da internet – e seu perfil no Twitter, o @Pontifex, com 5,6 milhões de seguidores – onde transmite mensagens diretamente para os fieis, se aproximando ainda mais do povo.

3 - Combate à fome na internet


 Foto: YouTube / Reprodução
Em dezembro de 2013, lançou a Campanha Global Contra a Fome. Mas não fez isso da sacada do Vaticano, simplesmente, e sim com um vídeo no Youtube. Ou seja, usou uma plataforma contemporânea para divulgar a ação.

4- Menos hierarquia

Papa Francisco está tentando mudar a estrutura organizacional e sacudiu sua equipe de gestão, restringindo o uso do título honorífico de “Monsenhor”, a fim de reduzir a hierarquia e a distância entre sacerdotes e fiéis.

5- Limpando o Banco do Vaticano


 Foto: Alessandro Bianchi / Reuters

Foi o “Papa Pop” que enfrentou investigações internas das finanças do Banco do Vaticano, substituindo uma série de altos funcionários poderosos por pessoas de fora, como o arcebispo Pietro Parolin, atual Secretário de Estado, ex-núncio na Venezuela.

6 - Opiniões polêmicas 

Francisco falou sobre MUITOS assuntos polêmicos, tais como a Teoria do Big Bang, aborto, homossexualidade, outras religiões, educação das crianças (defendendo castigo), atentado no jornal satírico francês Charlie Hebdo, uso de tecnologia e muitos outros.

7 - Alô? É o Papa!

Ligou para alguns fiéis. Pessoalmente. Anteriormente, nenhum outro Papa fez ligações telefônicas diretamente, sendo sempre realizadas por assessores ou por seu secretário. Por exemplo, dias depois de eleito, surpreendeu o telefonista de uma ordem jesuíta em Roma para falar com um padre amigo. Também na semana seguinte após ser eleito, ligou para a banca da Praça de Maio, em Buenos Aires, onde comprava os seus jornais e revistas, para cumprimentar o jornaleiro, seu amigo de muitos anos, e avisar que dificilmente voltariam a se ver.

8 - Somos todos merecedores

Realizou e abençoou pessoas que eram excluídas anteriormente: como no batizado de um bebê, filho de mãe solteira, em janeiro de 2014, além do casamento de famílias “não tradicionais” – abençoando 20 casais que moravam juntos e já tinham filhos, em setembro do ano passado.  

 Foto: AP

9 - Unindo Cuba e EUA

E ele foi longe, participando da política internacional. Francisco participou das negociações entre EUA e Cuba num acordo histórico no final do ano passado. Os líderes dos dois países, Obama e Raúl Castro, citaram Francisco nos discursos.

10- Paz entre judeus e palestinos


 Foto: LA Times / Reprodução
Foi Francisco quem incentivou um encontro entre os líderes palestino e israelense, Mahmud Abbas e Shimon Peres, respectivamente, em junho de 2014. Em meio ao momento tenso em Gaza, pelos conflitos armados que atingiram a região, conseguiu se reunir com os dois líderes e participar de um evento que incluía cristãos, judeus e muçulmanos. O líder palestino chegou a dizer que “o convite do Papa foi corajoso e que com as orações feitas juntos, eles estavam enviando uma mensagem a todos os crentes que o sonho de paz não estava morto”, disse.
Com informações de agências internacionais e The Huffington Post.

Fonte: Terra

0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Missa da Forania Praia Sul

Missa da Forania Praia Sul
Santo Antônio do Menino Deus

Missa de Natal - Fotos

Missa de Natal - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

255ª Romaria da Penha

255ª Romaria da Penha
Fotos Romeiros

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Comunidade do Timbó recebe Arcebispo Dom Delson

Comunidade do Timbó recebe Arcebispo Dom Delson
Bênção da reforma da Capela Santo Antônio

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Projeto "Igreja no Cinema" - Fotos

Projeto "Igreja no Cinema" - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Missa da Véspera de Natal

Missa da Véspera de Natal
Paróquia Menino Jesus de Praga

10 Anos de Ordenação Diaconal - Fotos da Comemoração

10 Anos de Ordenação Diaconal - Fotos da Comemoração
Diácono Roberto Inocêncio

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Horário das Missas na Paróquia Menino Jesus de Praga - Bancários

  • Quinta-feira - 19:30hs
  • Sábado - 19:00hs
  • Domingo - 8:00 , 11:00 e 17:00hs
  • Telefone: (83) 3235.5120

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó