A Palavra de Deus é capaz de iluminar o cotidiano familiar

terça-feira, 4 de setembro de 2018

A Palavra de Deus precisa ser o centro da sua família

A Palavra de Deus não pode faltar na vida diária de uma família cristã, pois ela é, como diz o salmista, “um facho que ilumina meus passos, uma luz em meu caminho” (Sl 118,115). Ela guia os pais e os filhos a cada momento, sobretudo nas dificuldades.
“Porque a Palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante que uma espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do corpo, e das juntas e medulas e discerne os sentimentos e pensamentos do coração.” (Hb 4,12-13).

A Palavra de Deus é capaz de iluminar o cotidiano familiar
Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

A santa Palavra dá muitos frutos. O Espírito Santo nos ensina essa verdade:

“Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não voltam sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado a minha vontade e cumprido a sua missão” (Is 55,10).

A meditação da Palavra de Deus, portanto, é fundamental num lar cristão, para que tenhamos os mesmos sentimentos de Cristo. São muitas as citações da Bíblia que iluminam a vida familiar no seu dia a dia e forma os pais e os filhos segundo a vontade de Deus. Especialmente, ela alimenta a fé, a esperança e a caridade no lar: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua família” (At 14,31).

Quantas passagens do Evangelho animam a vida familiar, sobretudo nos momentos difíceis em que pesa sobre a família uma doença, uma perda querida, um fracasso… Como é bom ouvir Jesus dizer: “Vinde a Mim, vós que estais aflitos sobre o fardo, e Eu vos aliviarei, porque sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas”! (Mt 11,28).

Muitas são as passagens que mostram a misericórdia de Jesus para com os doentes, os pecadores, os aflitos, que, muitas vezes, como nós chegaram a Ele com fé e foram curados, libertados, consolados. Como é bom a família junta meditar nos ensinamentos de Jesus sobre a humildade, a bondade, o desprendimento, a verdade, a pureza, o amor a Deus e ao próximo!

Como é bom a família meditar sobre as muitas parábolas que nos ensinam os mistérios do Reino de Deus: o filho pródigo, que volta arrependido à casa do pai; a mulher adúltera perdoada e salva da morte; Zaqueu, que abandona o roubo e se converte; a fé da mulher cananeia, que arranca a cura do seu filho com a perseverança e a fé!
Como é bom a família meditar todos os ensinamentos do Sermão da Montanha, onde Jesus nos ensina a verdadeira vida que nos faz feliz! A Palavra de Deus fala também, especificamente, para os pais, para os esposos e filhos. Aos pais, ela ensina, por exemplo, como educar os filhos. São Paulo ensina aos pais:
“Pais, não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor” (Ef 6,4). “Pais, deixai de irritar vossos filhos, para que não se tornem desanimados.” (Col 3,18-21)
O livro do Eclesiástico, sobretudo, traz ensinamentos preciosos sobre todos os assuntos. Era o livro usado pela Igreja para a formação dos catecúmenos que seriam batizados. E também tem ensinamentos específicos aos pais na educação dos filhos. O capítulo 30 traz grandes ensinamentos:

“Aquele que ama o seu filho, corrige-o com frequência, para que se alegre com isso mais tarde. Aquele que dá ensinamentos a seu filho será louvado por causa dele, e nele mesmo se gloriará entre seus amigos. Aquele que estraga seus filhos com mimos terá que lhes curar as feridas.
Um cavalo indômito torna-se intratável; a criança entregue a si mesma torna-se temerária. Não lhe dês toda a liberdade na juventude, não feches os olhos às suas extravagâncias. Obriga-o a curvar a cabeça enquanto jovem, corrige-o enquanto ainda é menino, para que não suceda endurecer-se e não queira mais acreditar em ti, e venha a ser um sofrimento para a tua alma.
Educa o teu filho, esforça-te (por instruí-lo), para que te não desonre com sua vida vergonhosa.” (Eclo 30,1-30).

A Bíblia ensina também aos filhos a serem obedientes aos pais e promete muitas bênçãos ao bom filho:
“Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo. O primeiro mandamento acompanhado de uma promessa é: ‘Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra’ (Dt 5,16).” (Ef 6,1-3)

“Ouvi, meus filhos, os conselhos de vosso pai, segui-os de tal modo que sejais salvos. Quem honra seu pai achará alegria em seus filhos, será ouvido no dia da oração. Quem honra seu pai gozará de vida longa; quem lhe obedece dará consolo à sua mãe. Quem teme ao Senhor honra pai e mãe. Honra teu pai por teus atos, tuas palavras, tua paciência, a fim de que ele te dê sua bênção, e que esta permaneça em ti até o teu último dia. A bênção paterna fortalece a casa de seus filhos, a maldição de uma mãe a arrasa até os alicerces. Meu filho, ajuda a velhice de teu pai, não o desgostes durante a sua vida. Se seu espírito desfalecer, sê indulgente, não o desprezes, porque te sentes forte, pois tua caridade para com teu pai não será esquecida, e, por teres suportado os defeitos de tua mãe, ser-te-á dada uma recompensa: tua casa tornar-se-á próspera na justiça. Lembrar-se-ão de ti no dia da aflição, e teus pecados dissolver-se-ão como o gelo ao sol forte. Como é infame aquele que abandona seu pai, como é amaldiçoado por Deus aquele que irrita sua mãe!” (Eclo 3,1-18).
E também aos esposos a Palavra de Deus ensina a viverem o amor de Deus numa submissão recíproca e amorosa:

“Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo. As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador. Ora, assim como a Igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos. Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. Assim, os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.” (Ef 5,21-28)

Assim, a Palavra de Deus é transformadora, santificante. São Paulo explica isso a Timóteo, com toda convicção: “Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para persuadir, para corrigir e formar na justiça” (2Tm 3,16).
Toda a Bíblia é inspirada pelo Espírito Santo e, portanto, toda ela é formadora do cristão. De modo especial, a Palavra de Deus forma a família segundo o coração de Deus, fugindo dos erros e imoralidades que hoje ameaçam de muitas formas a sua beleza. Neste mundo de trevas do pecado, a Palavra de Deus deve ser o escudo protetor da família contra as grandes ameaças que hoje ela sofre.

Ela ensina a família a ser, como disse São Tomás de Aquino, um “útero espiritual” onde os filhos são gerados para Deus. E aprendem a viver as grandes virtudes na vivência do amor:
“Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo. E sede agradecidos.” (Col 3, 13-15)

A família cristã precisa deixar-se penetrar gradualmente pelos ensinamentos divinos que a santa Palavra nos transmite com poder.

Fonte: Canção Nova

0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Comunidade do Timbó recebe Arcebispo Dom Delson

Comunidade do Timbó recebe Arcebispo Dom Delson
Bênção da reforma da Capela Santo Antônio

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Projeto "Igreja no Cinema" - Fotos

Projeto "Igreja no Cinema" - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Missa da Véspera de Natal

Missa da Véspera de Natal
Paróquia Menino Jesus de Praga

10 Anos de Ordenação Diaconal - Fotos da Comemoração

10 Anos de Ordenação Diaconal - Fotos da Comemoração
Diácono Roberto Inocêncio

Visitantes

Ajude o Laureano

Oração de exaltação a Santa cruz

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

Conselhos do Papa Francisco

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Horário das Missas na Paróquia Menino Jesus de Praga - Bancários

  • Quinta-feira - 19:30hs
  • Sábado - 19:00hs
  • Domingo - 8:00 , 11:00 e 17:00hs
  • Telefone: (83) 3235.5120

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó