Tenhamos um coração orante

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

 
 
É preciso que tenhamos um coração orante, em consonância com Deus

“Minha casa será casa de oração. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões” 
(Lucas 19,46)

Hoje, estamos em sintonia com as Basílicas de São Pedro e São Paulo, em Roma. Duas igrejas históricas com um significado muito singular para a história da Igreja e para toda a humanidade.
Pedro e Paulo são dois apóstolos colunas da Igreja, fundamentais para a expansão do cristianismo, para a firmeza de fé que temos no seguimento de Jesus Cristo. Esses dois apóstolos foram grandes heróis na fé, escolhidos por Deus, e com o próprio sangue testemunharam a fé.
Quando nos referimos às duas basílicas, sejam elas de Pedro ou de Paulo, além da referência que fazemos a esses dois apóstolos, queremos lembrar o lugar que as igrejas têm para a nossa fé. Cada igreja é um templo, e o templo é o lugar da presença de Deus.
O que buscamos quando vamos ao templo? O que buscamos quando vamos às igrejas, capelas e santuários? Acima de tudo, santificar este santuário que somos nós. Somos santuários de Deus por excelência!
É bom lembrar que assim que nascemos, nossos pais levam-nos à igreja para sermos batizados; não é um ritual simplesmente do acaso ou qualquer ritual, mas, acima de tudo, uma consagração, uma entrega.
Veja que, no ritual do batismo, está prevista tanto a unção do Óleo do Crisma quanto a unção com o Óleo dos Catecúmenos. São óleos de consagração, que infundem em nós a marca de Deus. Todo batizado é um consagrado, um habitat natural da graça de Deus. Eu e você, como batizados, temos de nos lembrar: Deus habita em nós! Precisamos assumir que aquilo que se realiza na igreja, realiza-se primeiro no coração de cada um de nós.
E que zelo precisamos ter para com a casa de Deus! Que zelo precisamos ter para com o nosso coração!
Quando falamos em igreja, podemos olhar nos símbolos que existem por aí, são sempre aquelas mãos juntinhas que nos recordam a oração, porque a igreja é casa de oração. Jesus está dizendo a respeito do templo: “Minha casa será casa de oração. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. O templo ao qual Jesus se refere tornou-se um lugar de comércio, extraviou a função dele. Aquele templo foi destruído, mas hoje temos dele apenas ruínas e lembranças.
Não permitamos que esse templo que somos nós, seja destruído. Esse templo é para se juntar ao templo eterno de Deus, quando vivermos para sempre na eternidade. Não deixe que esse templo seja corrompido, perdido, extraviado; não deixe que as impurezas tomem conta desse lugar. Santifiquemos o nosso coração!
O caminho, por excelência, para santificar o santuário que somos cada um de nós é a via da oração. É preciso que tenhamos um coração orante, em consonância com Deus, em união com Ele, um coração que fale com o Senhor.
Uma igreja que não vive, não pratica a oração, onde as pessoas não rezam, não se encontram com Deus, perde a razão de ser; devo dizer que essa igreja não serve para nada.
É triste ver muitas igrejas que viraram outras coisas e não são mais casas de oração. Não deixe que esse lugar sagrado que somos nós, desvie de sua rota, mas que nós sejamos o lugar da morada de Deus, que sejamos seres orantes em profunda comunhão com Ele.

Deus abençoe você!
 

0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó