Sejamos presença de Deus na vida dos necessitados

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

 


“Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus!” (Lucas 6,20).

Estamos, hoje, ouvindo a Palavra do Senhor e vendo-O exaltar os pobres, os famintos, aqueles que choram, são perseguidos e odiados. E não podemos compreender errado, porque o Senhor não está exaltando a fome, o choro nem a perseguição; pelo contrário, Ele está dizendo: “Estou do lado de quem é pobre e não há quem cuide. De quem passa fome e não sacia a sua fome. Estou do lado daqueles que choram e não há quem os console”.

Ele está também advertindo: “Ai de vocês que vos comportais como ricos”, o rico que não se importa com a pobreza do outro, aquele que vive na fartura, que se vangloria dela e não se preocupa com a fome, com a indigência nem com a pobreza do outro. Ou aqueles que estão rindo, caçoando o tempo inteiro, e não se importam com quem está chorando, sofrendo e passando por tantas situações difíceis na vida.

Ai daqueles que vivem dos elogios, gostam de ser elogiados, exaltados, curtidos, lembrados, aclamados, esse é um retrato do mundo, da sociedade e dos valores nos quais estamos mergulhados.

O sentido evangélico da vida é outro: é colocar-se do lado de quem passa fome, chora, de quem sofre aflição. Não podemos – porque muitas vezes gozamos de uma certa bonança, de períodos bons da vida –  nos esquecer de quem não está bem, de quem está sofrendo e passando fome. E você pergunta: “Mas Deus não está do meu lado? Porque se eu tenho essas coisas, é porque Ele me deu”.  E assim você talvez cometa a maior das injustiças.

Sejamos presença de Deus na vida daquele que passa fome e não tem o que comer, porque Deus irá saciá-lo

A fome e a miséria do outro foi Deus que deu a Ele? O que ele está sofrendo, foi Deus que enviou a ele? São diversas circunstâncias para cada uma das situações, mas mais importante do que ficar dividindo, colocando a bonança na conta de Deus, a desgraça do outro na culpa de Deus, o que precisamos é cuidar do que o outro passa, do que o outro sofre e vive, é saber que Deus está do lado, chamando, inclusive, de “bem-aventurados” aqueles que nós deveríamos cuidar e não cuidamos.

Portanto, sejamos presença de Deus, porque Ele está naquele que vive a pobreza e a indigência. Sejamos presença de Deus naquele que passa fome e não tem o que comer, porque Deus irá saciá-lo, mas precisamos ser presença hoje, para que ele não pereça na fome. Sejamos presença amorosa na vida de quem está triste, desolado, passando por aflições. Eles serão um dia consolados por Deus, mas precisamos ser o consolo do Senhor na vida deles agora.   

Não nos coloquemos do lado dos zombadores, daqueles que vivem a vida somente para escarnecer os outros e se vangloriar do que são ou do que têm. Não é para esses que Deus olha, mas sim para os aflitos, pobres, indigentes e famintos. E o Senhor abençoa muito quem deles se lembra e cuida.

Deus abençoe você!

Fonte: Canção Nova


0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Assessores dos juízes de primeiro grau do TJPB lançam a Campanha Corrente do Bem

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Corrente do Bem - Assessores 1º Grau - TJPB

Corrente do Bem - Assessores 1º Grau - TJPB
Em tempos de Pandemia, é hora da Solidariedade!

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó