Papa publica carta no 16º centenário da morte de São Jerônimo

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Francisco recorda São Jerônimo, celebrado hoje pela Igreja, como grande doutor e padre da Igreja, que colocou a Bíblia no centro de sua vida

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

São Jerônimo é o grande tradutor e exegeta das Sagradas Escrituas/ Foto: Bruno Marques – Canção Nova

Nesta quarta-feira, 30, a Igreja celebra o dia de São Jerônimo, grande tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras. Em 2020, celebra-se o 16º centenário de sua morte e, por essa ocasião, o Papa Francisco publicou hoje a Carta Apostólica “Sacrae Scripturae affectus”.

“O exemplo deste grande doutor e padre da Igreja, que colocou a Bíblia no centro da sua vida, suscite em todos um renovado amor à Sagrada Escritura e o desejo de viver em diálogo pessoal com a Palavra de Deus”, pediu o Papa em um apelo ao final da catequese desta quarta-feira.

Ele também mencionou o santo ao saudar os fiéis de língua portuguesa. “Hoje celebramos a memória de São Jerônimo que nos lembra que a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo. Queridos amigos, de bom grado fazei da Bíblia o alimento diário do vosso diálogo com o Senhor, assim vos convertereis em colaboradores sempre mais disponíveis para trabalhar pelo Reino que Jesus inaugurou neste mundo”.

Dirigindo-se aos fiéis de língua espanhola, falou de São Jerônimo como um “apaixonado estudante da Sagrada Escritura”. Francisco dirigiu-se de modo especial um grupo de sacerdotes do Pontifício Colégio Mexicano que estão seguindo o caminho de São Jerônimo, ao buscar a formação integral permanente em Roma para se conciliar cada dia mais a Cristo, Bom Pastor.

“Hoje nos lembramos de São Jerônimo, um apaixonado estudante da Sagrada Escritura, que fez dela o motor e o alimento da sua vida. Que seu exemplo também nos ajude a ler e a conhecer a Palavra de Deus, ‘porque ignorar as Escrituras é ignorar Cristo’.”, disse. 

Na Igreja no Brasil, todo o mês de setembro é dedicado à Bíblia

Leia também

A carta

Logo no início da carta, Francisco destaca como a herança deixada por São Jerônimo o afeto à Sagrada Escritura e um terno e vivo amor à Palavra de Deus escrita. Segundo o Papa, estas expressões dão uma chave de leitura indispensável para conhecer a figura do santo na história da Igreja e seu grande amor a Cristo.

“Este amor ramifica-se, como um rio em muitos canais, na sua obra de incansável estudioso, tradutor, exegeta, profundo conhecedor e apaixonado divulgador da Sagrada Escritura; na sua obra de intérprete primoroso dos textos bíblicos; de defensor ardente e por vezes impetuoso da verdade cristã; de eremita asceta e intransigente, bem como de sábia guia espiritual, na sua generosidade e ternura. Passados mil e seiscentos anos, a sua figura continua a ser de grande atualidade para nós, cristãos do século XXI”, escreve Francisco.

A carta apostólica Scripturae Sacrae affectus está disponível para leitura em nove idiomas, entre eles o português, no site da Santa Sé.

 

  Fonte: Canção Nova

0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó