Exaltemos a riqueza do matrimônio

domingo, 4 de outubro de 2015



Não é um mistério fácil de ser vivido, mas para quem se sente chamado ao matrimônio essa reflexão se faz muito importante: “E daqui para frente os dois serão uma só carne!”.

“Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!”  
(Marcos 10, 7-9).

Há uma beleza única na união do homem com a mulher, uma beleza que foi plantada no coração de ambos, quando foram criados por Deus no princípio.
No início de todas as coisas, quando Deus criou o mundo, Ele criou o homem para ser da mulher e a mulher para ser do homem. Aqui, o ‘ser’ não quer dizer o ser de possuir, mas o ser de se entregar, onde um precisa do outro para que a integração aconteça.
Queremos exaltar o valor da união indescritível do homem e da mulher, do casamento, do matrimônio. E aqui algumas considerações são muito importantes. Por mais que alguns apregoem o casamento como algo descartável ou o leve de forma superficial – “estão unidos enquanto dá certo” – e, assim por diante. É preciso resistir às tentações e ir às profundezas da compreensão, da reflexão, do sentido primitivo do matrimônio no coração do Criador.
A primeira coisa: tanto o homem como a mulher precisam deixar seu pai e sua mãe. Muitos casamentos não se cumprem, não chegam à plenitude ou não conseguem atingir o ápice da vida matrimonial, porque, muitas vezes, um ou outro está preso às realidades anteriores. A mulher não consegue viver sem sua mãe, sem seu pai, sem seus irmãos; ela quer casar, mas quer permanecer na mesma casa, quer permanecer ligada.
Não é que precisa se desligar, não falar mais com o pai, com a mãe, mas aqui é uma prioridade, não uma ordem. É preciso deixar e inverter, é prioridade! O mais importante para o homem não é mais o seu pai e sua mãe, mas a mulher que assumiu como sua companheira. O mais importante para a mulher, agora, não é também os seus irmãos, os seus pais, ou assim por diante; o mais importante é o homem que ela, agora, está assumindo.
Não é um mistério fácil de ser vivido, mas para quem se sente chamado ao matrimônio essa reflexão se faz muito importante: “E daqui para frente os dois serão uma só carne!”, é preciso respeitar a individualidade, respeitar o que cada um tem de particular, mas os dois caminham numa só direção, constituem uma só família. Portanto, não é a mulher para um lado e o homem para o outro, de modo que tenham segredos, tenham a vida particular que o outro não conheça e assim por diante.
Na vida matrimonial, aqueles que são chamados a assumir essa graça, precisam, dia a dia, descobrir a graça da unicidade da vida a dois. O casamento, o matrimônio é uma riqueza, uma beleza; existem os desafios, existem as necessidades a serem superadas, mas à medida em que se medita a grandeza, o valor sagrado, os dons sublimes que são reservados ao homem e à mulher, na vivência desses sacramentos, ele é mais valorizado, mais respeitado e o amor entre ambos só tende a crescer.

Deus abençoe você!
 
Fonte: Canção Nova


0 comentários:

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Comunidade do Timbó recebe Arcebispo Dom Delson

Comunidade do Timbó recebe Arcebispo Dom Delson
Bênção da reforma da Capela Santo Antônio

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

PC Magazine

PC Magazine
Informática e Eletrônicos

Novo Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Novo Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Projeto "Igreja no Cinema" - Fotos

Projeto "Igreja no Cinema" - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

10 Anos de Ordenação Diaconal - Fotos da Comemoração

10 Anos de Ordenação Diaconal - Fotos da Comemoração
Diácono Roberto Inocêncio

Fotos

Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Visitantes

Ajude o Laureano

Oração de exaltação a Santa cruz

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

Conselhos do Papa Francisco

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Horário das Missas na Paróquia Menino Jesus de Praga - Bancários

  • Quinta-feira - 19:30hs
  • Sexta-feira -06:00hs
  • Sábado - 19:00hs
  • Domingo - 8:00 e 17:00hs
  • Telefone: (83) 3235.5120

Siga o Armadura por e-mail

Ocorreu um erro neste gadget

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó