Dia Mundial das Comunicações Sociais

domingo, 20 de maio de 2012



“Silêncio e Palavra: caminho de evangelização”: este é o tema da mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2012, proposto pelo Papa Bento XVI, quer será celebrado no dia 20 de maio.

A assessora nacional da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, Irmã Élide Fogolari, salienta que no pensamento do Papa, o silêncio não é apresentado simplesmente como uma forma de contraposição a uma sociedade caracterizada pelo fluxo constante e incontrolável de ruídos na comunicação, mas um elemento necessário para a integração.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Mensagem do Papa - 46º Dia Mundial das Comunicações Social
“Não há dualidade entre ‘Silêncio e Palavra’, mas complementaridade entre ambos os termos que, em seu equilíbrio, aumenta o valor da comunicação e torna-a fecunda no serviço da nova evangelização”, esclarece.
Para o presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação Social, Dom Dimas Lara Barbosa, o equilíbrio é justamente a palavra-chave e é também um desafio, pois muitos podem se perguntar: “em meio a tantas atividades, como encontrarei tempo para o silêncio?” Eis então um convite a desligar-se.

“O silêncio não fala, mas significa. A palavra, no silêncio, encontra seu significado e seu lugar. Isso vale também na cultura digital”, salienta Dom Dimas em uma reflexão escrita sobre este tema.

A CNBB preparou um subsídio que foi enviado a todas as arquidioceses e dioceses para o aprofundamento do assunto. Nele está contida a mensagem de Bento XVI e uma reflexão de Dom Dimas. A Arcebispo ressalta que a ausência do silêncio na comunicação pode gerar alienação e perda de identidade das pessoas. Para ele, o silêncio ajuda a ponderar refletir e a entrar em contato com os desejos mais profundos do coração humano.

Dom Dimas lembra também que o ser humano está sempre se comunicando, o ser relacionável faz parte de sua natureza e numa época em que estamos todos interligados as palavras e ações devem ser ainda mais responsáveis.

“Daí a necessidade sempre mais aguda de uma comunicação para a paz, solidariedade, difusão dos valores universais que estejam em sintonia com a própria natureza relacional do ser humano”, destaca o arcebispo.

0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó