Papa Francisco fala sobre a importância da oração do ‘Pai Nosso’ e da fração do pão

quinta-feira, 15 de março de 2018

Na catequese desta quarta-feira, 14, Francisco explicou sobre a importância da oração do ‘Pai Nosso’ e da fração do pão

Da redação, com Boletim da Santa Sé
Papa Francisco durante a catequese desta quarta-feira, 14/ Foto: Reprodução Youtube Vatican News
“Quando rezamos o ‘Pai Nosso’, nos relacionamos com o Pai que nos ama”. Esta é uma das frases proferidas pelo Papa Francisco durante a catequese desta quarta-feira, 14. Dando continuidade aos ensinamentos sobre a Santa Missa, o Santo Padre ressaltou a importância do ‘Pai Nosso’ e a fração do pão, ação realizada por Jesus na última ceia.
A oração do ‘Pai Nosso’ é qualificada pelo Pontífice não como uma das muitas orações cristãs, mas como a oração dos filhos de Deus. “É a grande oração que Jesus nos ensinou. De fato, entregue no dia do nosso Batismo, o ‘Pai Nosso’ faz ressonar em nós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus. Quando oramos com o ‘Pai Nosso’, oramos como Jesus orava. É a oração que Jesus fez, e ele nos ensinou; Quando os discípulos lhe disseram: ‘Mestre, ensine-nos a orar como o senhor reza’.E Jesus orou assim. É tão lindo orar como Jesus!”, suscitou.
Para o Papa, os cristãos, por meio do batismo e do Espírito Santo renascem como filhos de Deus e são formados pelo divino ensinamento de Jesus a se dirigirem a Deus, chamando-o de Pai. Diante desta relação paternal, Francisco questionou os fiéis a cerca do relacionamento estabelecido entre eles e o Pai. “Que melhor oração do que a ensinada por Jesus pode nos dispor à Comunhão sacramental com Ele?”, perguntou.
Além da Missa, o ‘Pai Nosso’ é rezado em diversos atos da vida cristã, sendo, de acordo com o Santo Padre, uma atitude filial em relação a Deus, de fraternidade com o próximo e de pedido do ‘pão cotidiano’ em uma referência especial ao Pão Eucarístico. Mesmo diante destes pedidos, Francisco afirma que durante a oração os cristãos imploram pelo perdão de Deus e se comprometem a perdoar aqueles que os ofenderam. “Perdoar as pessoas que nos ofenderam não é fácil; é uma graça que devemos pedir”, recordou.
Ao final da oração, ao suplicarem a Deus a libertação do mal, o Papa afirmou que os fiéis pedem a liberdade de tudo que os separa de Deus e os divide entre os irmãos. “Compreendemos bem que estes são pedidos muito adequados para nos preparar para a Santa Comunhão”, afirmou. O ‘Pai Nosso’ é prolongado pela oração do sacerdote, segundo o Papa, ao iniciar o rito da paz, que pede o crescimento da Igreja na unidade e na paz.
“De acordo com a advertência de São Paulo, não é possível comungar o único pão que nos torna um só Corpo em Cristo, sem se reconhecer pacificado pelo amor fraterno (cf. 1 Coríntios 10: 16-17; 11: 29). A paz de Cristo não pode enraizar-se em um coração incapaz de viver a fraternidade e de retomá-la após ter ferido. A paz é dada pelo Senhor: Ele nos dá a graça de perdoar aqueles que nos ofenderam”, afirmou o Santo Padre, ainda sobre o rito da paz.
O gesto da paz é seguido pela fração do Pão, ato acompanhada pela invocação do “Cordeiro de Deus” que, segundo o Pontífice, faz com que a assembleia reconheça o verdadeiro Cordeiro de Deus, que é Cristo Redentor. “’Tem piedade de nós’, ‘dai- nos a paz’ são invocações que, desde a oração do “Pai Nosso” até a fração do Pão, nos ajudam a dispor nossa mente para participar do convite eucarístico, uma fonte de comunhão com Deus e com os irmãos”, pontuou.
Ao final da catequese, o Papa convidou os cristãos a jamais se esquecerem da oração ensinada por Jesus ao Pai. “Esta oração nos prepara para a comunhão”, finalizou.

Fonte: canção nova

0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Comunidade do Timbó recebe Arcebispo Dom Delson

Comunidade do Timbó recebe Arcebispo Dom Delson
Bênção da reforma da Capela Santo Antônio

Novo Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Novo Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Projeto "Igreja no Cinema" - Fotos

Projeto "Igreja no Cinema" - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Missa da Véspera de Natal

Missa da Véspera de Natal
Paróquia Menino Jesus de Praga

10 Anos de Ordenação Diaconal - Fotos da Comemoração

10 Anos de Ordenação Diaconal - Fotos da Comemoração
Diácono Roberto Inocêncio

Visitantes

Ajude o Laureano

Oração de exaltação a Santa cruz

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

Conselhos do Papa Francisco

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Horário das Missas na Paróquia Menino Jesus de Praga - Bancários

  • Quinta-feira - 19:30hs
  • Sexta-feira -06:00hs
  • Sábado - 19:00hs
  • Domingo - 8:00 e 17:00hs
  • Telefone: (83) 3235.5120

Siga o Armadura por e-mail

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó