Quem são as figuras bíblicas do Advento?

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Toda a Bíblia está centrada em Jesus Cristo, o nosso Salvador. O Antigo Testamento anuncia a Sua vinda; os Patriarcas O esperavam, os Profetas O anunciaram com muitos detalhes, a Virgem O recebeu com amor de Mãe. Portanto, podemos dizer que, de certa forma, todos os personagens bíblicos estão relacionados com a vinda de Cristo.
A primeira figura bíblica do Advento é o próprio Senhor que, ainda no seio da Trindade, pede a Sua Encarnação para a nossa salvação: “Eis porque, ao entrar no mundo, Cristo diz: Não quiseste sacrifício nem oblação, mas me formaste um corpo. Holocaustos e sacrifícios pelo pecado não te agradam. Então, eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade” (Sl 39,7ss) (Hb 10,5-7). Ele, Jesus, é a figura central do Advento.
Todos os Profetas, de certa forma, anunciaram a Sua Vinda; seria muito longo citar todos eles. Entre eles, Isaías se destaca como a figura ímpar do AT ao anunciar a vinda do Messias. Ele mostra quem será a Sua Mãe: “Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, e O chamará ‘Deus Conosco’” (Is 7,14).
quem são as figuras biblicas do Advento
Foto Ilustrativa: Bruno Marques/cancaonova.com

Quem são os profetas do Advento?

Isaías revela, 700 anos antes de Sua chegada, a Sua Majestade: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz. Vós suscitais um grande regozijo, provocais uma imensa alegria; rejubilam-se diante de vós como na alegria da colheita, como exultam na partilha dos despojos… porque um Menino nos nasceu, um Filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz. Seu império será grande e a paz sem fim sobre o trono de Davi e em seu reino. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre. Eis o que fará o zelo do Senhor dos exércitos” (Is 9, 5-7).
Isaías mostra também a beleza do Seu Reino Messiânico, onde a paz será restabelecida na vida do homem e da natureza: “Um renovo sairá do tronco de Jessé [pai de Davi], e um rebento brotará de suas raízes. A justiça será como o cinto de seus rins, e a lealdade circundará seus flancos. Então, o lobo será hóspede do cordeiro, a pantera se deitará ao pé do cabrito, o touro e o leão comerão juntos, e um menino pequeno os conduzirá; a vaca e o urso se fraternizarão, suas crias repousarão juntas, e o leão comerá palha com o boi. A criança de peito brincará junto à toca da víbora, e o menino desmamado meterá a mão na caverna da áspide. Não se fará mal nem dano em todo o meu santo monte, porque a terra estará cheia de ciência do Senhor, assim como as águas recobrem o fundo do mar” (Is 11,1-9 ).
Jeremias O anunciou com grande brilho: “Dias virão – oráculo do Senhor – em que farei brotar de Davi um rebento justo que será Rei e governará com sabedoria e exercerá na terra o direito e a equidade. Sob seu reinado será salvo Judá e viverá Israel em segurança. E eis o nome com que será chamado: Javé-Nossa-Justiça!” (Jer 23,5-8).
O Profeta Zacarias anuncia como será o Seu reinado: “Exulta de alegria, filha de Sião, solta gritos de júbilo, filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu Rei, justo e vitorioso; Ele é simples e vem montado num jumento, no potro de uma jumenta” (Zac 9,9).

João Batista é aquele a quem Deus escolheu

João Batista é o grande precursor do Messias, a grande figura do Advento; aquele a quem Deus escolheu para preparar o povo para a Sua chegada: “Uma voz exclama: “Abri no deserto um caminho para o Senhor, traçai reta na estepe, uma pista para nosso Deus. Que todo vale seja aterrado, que toda montanha e colina sejam abaixadas: que os cimos sejam aplainados, que as escarpas sejam niveladas!” (Is 40,3-4). Malaquias confirmou: “Vou mandar o meu mensageiro para preparar o meu caminho. E imediatamente virá ao seu Templo o Senhor que buscais, o anjo da aliança que desejais. Ei-lo que vem – diz o Senhor dos exércitos ” (Mal 3,1).
No AT não podemos esquecer as grandes figuras de Santa Isabel e São Zacarias, pais do precursor João Batista (cf. Lc 1, 5-56). Isabel “exclamou em alta voz: “Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do Teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a Mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de Tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és Tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor Te foram ditas!” (Lc 1,42-44). “Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, nestes termos: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo, e suscitou-nos um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo como havia anunciado, desde os primeiros tempos, mediante os seus santos profetas” (Lc 1,68-70).
A Virgem Maria
No Novo Testamento temos, antes de tudo, a figura da Virgem Maria, Aquela a quem Deus escolheu para ser a Mãe do Seu Filho. São Paulo o explica bem: “Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho, que nasceu de uma Mulher e nasceu submetido a uma Lei, a fim de remir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a sua adoção” (Gal 4,4-5). Maria O espera com amor de mãe e O recebe por obra do Espírito Santo: “O anjo disse-Lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um Filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim” (Lc 1,30-33).

Anjo Gabriel e São José

Não podemos esquecer do Arcanjo Gabriel que anunciou a Maria que Ela seria a Mãe do Salvador, e confirmou a São José os desígnios de Deus.
São José é uma figura gigantesca no Advento. O homem escolhido por Deus para ser pai adotivo de Seu Filho. “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois, o que n’Ela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o Seu povo de seus pecados(…). Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa” (Mt 1,20-21.24). Coube a São José dar o nome a Jesus, cuidar de Sua Mãe, leva-Lo ao Templo e fugir para o Egito para livrar Jesus da morte.

Menino Jesus

E, depois do nascimento de Jesus, temos as figuras magníficas que adornam o Presépio, a manjedoura do Senhor, os pastores de Israel a quem, por primeiro, Deus revelou o nascimento do Seu Filho;  além dos Magos, vindos do Oriente, guiados pela sagrada Estrela que os conduziu a Belém para, em nome dos pagãos, adorar o Menino Deus que veio para todos. Abrindo seus tesouros ofereceram ouro para o Rei Menino; o incenso para o Deus Menino; e a mirra para o Cordeiro Menino que, um dia, seria imolado.
Essas e muitas outras figuras bíblicas fizeram parte da preparação da primeira vinda do Senhor.
Fonte: Canção Nova

0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Missa da Forania Praia Sul

Missa da Forania Praia Sul
Santo Antônio do Menino Deus

Missa de Natal - Fotos

Missa de Natal - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

255ª Romaria da Penha

255ª Romaria da Penha
Fotos Romeiros

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Comunidade do Timbó recebe Arcebispo Dom Delson

Comunidade do Timbó recebe Arcebispo Dom Delson
Bênção da reforma da Capela Santo Antônio

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Projeto "Igreja no Cinema" - Fotos

Projeto "Igreja no Cinema" - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Missa da Véspera de Natal

Missa da Véspera de Natal
Paróquia Menino Jesus de Praga

10 Anos de Ordenação Diaconal - Fotos da Comemoração

10 Anos de Ordenação Diaconal - Fotos da Comemoração
Diácono Roberto Inocêncio

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Horário das Missas na Paróquia Menino Jesus de Praga - Bancários

  • Quinta-feira - 19:30hs
  • Sábado - 19:00hs
  • Domingo - 8:00 , 11:00 e 17:00hs
  • Telefone: (83) 3235.5120

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó