Um Papa chamado Francisco: recorde a escolha do nome de pontificado

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

 Um Papa chamado Francisco: recorde a escolha do nome de pontificado
O ano de 2013 foi dos Franciscos: do Papa e das crianças que receberam o nome em homenagem a ele. Somente no Estado de São Paulo, 30% das crianças  registradas de março a dezembro receberam esse nome. Francesco Sávio Vanderlei de Oliveira  tem 10 meses e recebeu o primeiro nome em homenagem ao Pontífice argentino. A ideia foi do pai do garoto, Frederico Henrique de Oliveira, que estava na Praça São Pedro no momento do Habemus Papam. A esposa, Edilma Oliveira, estava grávida de 8 meses.
“Quando ele foi eleito, e apareceu aos milhares de fiéis e falou com muita simplicidade,  principalmente quando pediu que o povo rezasse por ele, aquilo foi uma experiência muito forte e fui às lágrimas ali na Praça de São Pedro e me perguntava: que homem é esse?”, conta Frederico.
Já para o Papa, a escolha foi para homenagear o Santo de Assis e a decisão precisou ser quase imediata. O Cardeal Bergoglio teve apenas alguns minutos após o fim da contagem dos votos dos cardeais para escolher seu nome de pontificado.
Ele mesmo conta como escolheu o nome ao receber uma “dica” de um amigo do Colégio Cardinalício. O cardeal brasileiro, Dom Cláudio Hummes, que estava sentado ao lado de Bergoglio durante o Conclave, ao perceber que as votações já haviam atingido os 2/3 necessários para eleger o Papa, cumprimentou-o.
“Ele abraçou-me, beijou-me e disse-me: ‘Não te esqueças dos pobres!’.  E aquela palavra gravou-se-me na cabeça: os pobres, os pobres. Logo depois, associando com os pobres, pensei em Francisco de Assis. Em seguida pensei nas guerras, enquanto continuava o escrutínio até contar todos os votos. E Francisco é o homem da paz. E assim surgiu o nome no meu coração: Francisco de Assis”, contou o Papa na primeira audiência que teve com os jornalistas.
O Pontífice brinca ainda com as sugestões recebidas dos colegas cardeais. “Mas, tu deverias chamar-te Adriano, porque Adriano VI foi o reformador; e é preciso reformar. Outro disse-me: ‘Não! O teu nome deveria ser Clemente’. Mas porquê?. ‘Clemente XV! Assim vingavas-te de Clemente XIV que suprimiu a Companhia de Jesus!’. São brincadeiras”, disse Francisco.
Em programa na TV Canção Nova, Dom Cláudio Hummes comentou o grande dom para Igreja que é o pontificado de Francisco.  Destacou que escolha do nome é  um programa de vida, um programa de Igreja. Dom Hummes falou ainda que a experiência do Cardeal Bergoglio em Buenos Aires na Argentina foi uma preparação para o pontificado.
Nome de pontificado
O especialista em informação religiosa, Andrea Gagliarducci, conta que a escolha de Bergoglio tem como pano de fundo a devoção do próprio fundador dos jesuítas, ordem à qual pertence o Papa. Segundo a história, Inácio de Loyola tinha Francisco de Assis como modelo de vida e até desejou imitar o santo.
“Tanto é  que,  no início, Inácio quis assumir  a pobreza absoluta dos franciscanos, uma ideia que mais tarde tomou outros rumos, pois o objetivo da Companhia de Jesus era diferente da ordem franciscana”, explica Andrea.
De acordo com o especialista, não há um motivo específico para que até hoje não tenha sido escolhido por nenhum pontífice o nome Francisco, uma vez que o Santo seja tão querido e famoso em todo mundo.
“De modo geral, escolhia-se um nome com base na devoção, porém com o tempo, os Papas começaram a escolher o nome com base em um programa de pontificado”, explica Andrea, reafirmando a opção do Cardeal argentino.
“Para mim, é o homem da pobreza, o homem da paz, o homem que ama e preserva a criação; neste tempo, também a nossa relação com a criação não é muito boa, pois não? [Francisco] é o homem que nos dá este espírito de paz, o homem pobre… Ah, como eu queria uma Igreja pobre e para os pobres!”, conclui o Pontífice apontando de que modo irá caminhar.
Na história da Igreja, a escolha de um novo nome para o Papa  teve início no século VI com a eleição de Mercúrio como pontífice. O nome, por lembrar um deus pagão, não era adequado a um Papa, surgiu então a ideia de mudar para João.
A partir daí, não como uma regra, os Papas começaram a optar pela mudança. Os mais utilizados foram João, Clemente e Pio. Curiosamente, o nome Pedro, do primeiro apóstolo, nunca foi escolhido, segundo o especialista, em respeito à grandeza do primeiro Papa.

0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó