Papa Francisco faz doação para obra social da Bahia

terça-feira, 5 de novembro de 2013

 
O Papa Francisco enviou uma ajuda financeira ao Centro Nova Semente. A intituição, localizada ao lado do Complexo Penitenciário Estadual, em Mata Escura (BA), cuida de crianças e adolescentes cujos pais estão presos.

A doação foi entregue, nesta segunda-feira, 4, ao Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, pelas mãos do presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia. O representante vaticano está em visita ao Brasil até sexta-feira e participa de vários eventos sobre a família.

De acordo com Dom Murilo, a verba havia sido destinada pelo Vaticano para a construção de uma nova obra social na Arquidiocese de Salvador. Entretanto, a construção era inviável e, ao lado do Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, o Arcebispo pediu ao Papa que o dinheiro fosse canalizado para o Centro Nova Semente.

“Nós tínhamos em vista que é uma obra que precisa de recursos. Pedimos para o Papa Bento XVI, na época. Mas, com a renúncia do Pontífice, tivemos que esperar. A primeira resposta que tivemos foi a de que o novo Papa deveria ser comunicado. Em seguida recebemos a confirmação de que o Papa Francisco concordou e nos apoiou”, afirma Dom Murilo.

Além de uma casa onde, atualmente, moram 30 crianças e adolescentes, filhos de homens e mulheres que se encontram encarcerados, o Centro Nova Semente passará a contar com uma casa para crianças de 0 a 3 anos e um salão polivalente.

“A ajuda financeira do Vaticano possibilitará a ampliação do espaço. Atualmente as nossas dificuldades aqui são muitas e passam pela saúde, cultura e educação”, diz o principal responsável pelo Centro, Adele Pezzone.

Para Dom Murilo Krieger, a doação é um gesto de carinho do Papa para com as crianças do Centro Nova Semente. “Quando a mãe está presa só pode ficar com os filhos durante o período da amamentação. E este centro possibilita a proximidade entre mães e filhos, com visitas que são frequentes. No Centro Nova Semente as crianças não são separadas das mães”, afirma Dom Murilo.

A instituição

O Centro Nova Semente foi fundado em 1999, depois de uma decisão estabelecida pelo juiz da Vara de Execuções Penais, a qual determinava que crianças com mais de seis meses de idade – período da amamentação – deveriam ser mantidas fora da Penitenciária Feminina.

Preocupada com a situação dos pequenos que não tinham para onde ir, a Pastoral Carcerária providenciou a retirada das crianças.

“Aqui não é um orfanato. As crianças não estão disponíveis para adoção. Aqui elas aguardam que as suas mães cumpram as penas, e continuam mantendo vínculos afetivos com elas. Quando as mães recebem a liberdade de volta, os filhos são reinseridos aos seus lares. Isso acontece aos poucos e nós vamos acompanhando. Primeiro a mãe leva o filho para passar um fim de semana, as férias escolares ou todo o ano letivo. Não é fácil para uma criança que chegou ao Centro com seis meses de idade ir morar com a mãe aos 12 ou 13 anos”, diz Irmã Adele.

Os interessados em colaborar com o Centro devem entrar em contato através do telefone (71) 3211-2128.


Fonte: Canção Nova Notícias

Da redação do Portal Ecclesia.

0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó