Campanha da Fraternidade 2012 - Diác. Roberto Inocêncio

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012


 A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 1964 propõe um tema como estudo e reflexão para serem avaliado no inicio da quaresma. Nesta quarta-feira dia 22, a Igreja apresenta mais uma temática que trata sobre a “Fraternidade e a Saúde pública” e como lema; “que a saúde se difunda sobre a terra (cf Eclo 38,8). E seu objetivo é de “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde.”
O panorama atual da saúde no Brasil tem sido alvo de muitas críticas. Mesmo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) tendo constatado uma satisfação entre os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) em 2010, o País está longe de dar atenção ao sistema de saúde pública. Para ser uma idéia, enquanto os países considerados de primeiro mundo em 2008 gastaram em média 6,7% do PIB, o Brasil gastou apenas 3,24%, nem mesmo a CPMF fez surtir benefícios de  melhoramentos no período da sua vigência até 2007.
A carta dos direitos dos usuários de saúde publicada em 14/08/2009 no seu artigo 4º afirma: “Todos tem direito ao atendimento humanizado e acolhedor, realizado por profissionais qualificados, em ambiente limpo confortável e acessível a todos.” A CF 2012 trás como pano de fundo o retrato do descaso humano, da humilhação e penúria dos quase 150 milhões de brasileiros que necessitam serem atendido pelo SUS. Longas filas, falta de médicos, infra-estrutura prejudicada (faltas de leitos, atendimentos nos corredores, superlotação nas unidades de urgências, consultas médicas, procedimentos cirúrgicos, vagas nas UTI`s)  e carência de políticas pública efetivas. É o gargalo que sufocam a saúde pública no País.
 Para os brasileiros que optaram pelo plano de saúde privado, não se iludam.  Somados os planos privados que atende cerca de 48 milhões de pessoas e poderíamos dizer que a maioria tornou-se  um SUS melhorado. Por que nem todo plano cobre alguns procedimentos cirúrgicos e demais exames. Isso faz com que o paciente recorra  ao SUS e assim vai. 
  Parafraseando Paulo Freire quando diz: “ninguém educa ninguém, nos educamos em comunhão.” Leva-nos a uma profunda reflexão à luz do evangelho da parábola do Bom Samaritano. (Lc 10,29-37) J.Paulo II na sua (carta Apostólica Salviviti Doloris,29) diz que “esta parábola, em si mesma exprime uma verdade profundamente cristã e, ao mesmo tempo, muitíssimo humano universalmente. Não é sem motivo que esta mesma linguagem corrente se designa obra do bom samaritano a qualquer atividade em favor dos homens.” Isto nos faz refletir a comunhão em relação aos irmãos que sofrem, e tornar-se um   grande desafio à ação evangelizadora (DGAE) junto a estas pessoas que estão marcados com as chagas da enfermidade sem poderem ser atendido com dignidade.
O principio da participação no âmbito da Família, do Estado e da Igreja, mesmo nas suas funções distintas, se completam no processo de tratamento de seus membros adoecidos. O mesmo documento diz que; “A Igreja no Brasil sabe que nossos povos não querem andar pelas sombras da morte. Tem sede de vida e felicidade em Cristo. Por isso, proclama com vigor que as condições de vida de muitos abandonados, excluídos e ignorados em sua miséria e dor, contradizem o projeto do Pai e desafiam os discípulos missionários a maior compromisso a favor da cultura da vida.”
A CF/ 2012 não deve esgotar-se com o termino da quaresma, mas que possa ser aprofundada, refletida e avaliada pelo povo, sobre tudo a comunidade católica durante todo o ano de 2012.

Roberto Inocêncio de Araújo
Bacharel em Teologia.

0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Comunidade do Timbó recebe Arcebispo Dom Delson

Comunidade do Timbó recebe Arcebispo Dom Delson
Bênção da reforma da Capela Santo Antônio

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Projeto "Igreja no Cinema" - Fotos

Projeto "Igreja no Cinema" - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Missa da Véspera de Natal

Missa da Véspera de Natal
Paróquia Menino Jesus de Praga

10 Anos de Ordenação Diaconal - Fotos da Comemoração

10 Anos de Ordenação Diaconal - Fotos da Comemoração
Diácono Roberto Inocêncio

Visitantes

Ajude o Laureano

Oração de exaltação a Santa cruz

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

Conselhos do Papa Francisco

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Horário das Missas na Paróquia Menino Jesus de Praga - Bancários

  • Quinta-feira - 19:30hs
  • Sábado - 19:00hs
  • Domingo - 8:00 , 11:00 e 17:00hs
  • Telefone: (83) 3235.5120

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó