Campanha da Fraternidade 2012 - Diác. Roberto Inocêncio

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012


 A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 1964 propõe um tema como estudo e reflexão para serem avaliado no inicio da quaresma. Nesta quarta-feira dia 22, a Igreja apresenta mais uma temática que trata sobre a “Fraternidade e a Saúde pública” e como lema; “que a saúde se difunda sobre a terra (cf Eclo 38,8). E seu objetivo é de “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde.”
O panorama atual da saúde no Brasil tem sido alvo de muitas críticas. Mesmo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) tendo constatado uma satisfação entre os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) em 2010, o País está longe de dar atenção ao sistema de saúde pública. Para ser uma idéia, enquanto os países considerados de primeiro mundo em 2008 gastaram em média 6,7% do PIB, o Brasil gastou apenas 3,24%, nem mesmo a CPMF fez surtir benefícios de  melhoramentos no período da sua vigência até 2007.
A carta dos direitos dos usuários de saúde publicada em 14/08/2009 no seu artigo 4º afirma: “Todos tem direito ao atendimento humanizado e acolhedor, realizado por profissionais qualificados, em ambiente limpo confortável e acessível a todos.” A CF 2012 trás como pano de fundo o retrato do descaso humano, da humilhação e penúria dos quase 150 milhões de brasileiros que necessitam serem atendido pelo SUS. Longas filas, falta de médicos, infra-estrutura prejudicada (faltas de leitos, atendimentos nos corredores, superlotação nas unidades de urgências, consultas médicas, procedimentos cirúrgicos, vagas nas UTI`s)  e carência de políticas pública efetivas. É o gargalo que sufocam a saúde pública no País.
 Para os brasileiros que optaram pelo plano de saúde privado, não se iludam.  Somados os planos privados que atende cerca de 48 milhões de pessoas e poderíamos dizer que a maioria tornou-se  um SUS melhorado. Por que nem todo plano cobre alguns procedimentos cirúrgicos e demais exames. Isso faz com que o paciente recorra  ao SUS e assim vai. 
  Parafraseando Paulo Freire quando diz: “ninguém educa ninguém, nos educamos em comunhão.” Leva-nos a uma profunda reflexão à luz do evangelho da parábola do Bom Samaritano. (Lc 10,29-37) J.Paulo II na sua (carta Apostólica Salviviti Doloris,29) diz que “esta parábola, em si mesma exprime uma verdade profundamente cristã e, ao mesmo tempo, muitíssimo humano universalmente. Não é sem motivo que esta mesma linguagem corrente se designa obra do bom samaritano a qualquer atividade em favor dos homens.” Isto nos faz refletir a comunhão em relação aos irmãos que sofrem, e tornar-se um   grande desafio à ação evangelizadora (DGAE) junto a estas pessoas que estão marcados com as chagas da enfermidade sem poderem ser atendido com dignidade.
O principio da participação no âmbito da Família, do Estado e da Igreja, mesmo nas suas funções distintas, se completam no processo de tratamento de seus membros adoecidos. O mesmo documento diz que; “A Igreja no Brasil sabe que nossos povos não querem andar pelas sombras da morte. Tem sede de vida e felicidade em Cristo. Por isso, proclama com vigor que as condições de vida de muitos abandonados, excluídos e ignorados em sua miséria e dor, contradizem o projeto do Pai e desafiam os discípulos missionários a maior compromisso a favor da cultura da vida.”
A CF/ 2012 não deve esgotar-se com o termino da quaresma, mas que possa ser aprofundada, refletida e avaliada pelo povo, sobre tudo a comunidade católica durante todo o ano de 2012.

Roberto Inocêncio de Araújo
Bacharel em Teologia.

0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó