CRONOLOGIA DAS PROMESSAS PARA O TIMBÓ

terça-feira, 12 de abril de 2011

Quero agradecer a todos (as) que estão me apoiando na causa da comunidade do TIMBÓ, pois nossa motivação é humanitária e evangélica, já que a DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA É UM PRINCÍPO INEGOCIÁVEL da nossa Constituição. Falo abertamente porque sou livre politicamente, não sou filiado a partido nenhum e não estou a serviço de nenhum grupo político, meu compromisso é com Cristo e sua Igreja.

Esta causa em favor dos moradores do Timbó não é só minha, mas da Paróquia Menino Jesus de Praga, e deveria ser de toda João Pessoa, principalmente das autoridades eleitas para defender o povo. A impressão que tenho é que os representantes do povo estão amordaçados, não sei por quem. Onde está a Câmara Municipal de João Pessoa que não pauta este tema? Onde estão os políticos que desceram no Timbó ano passado para pedir votos? O silêncio sepulcral diante da dura realidade do Timbó me causa indignação.

Tomei a decisão de apresentar a real situação do TIMBÓ, porque precisamos de uma solução concreta e rápida, já que as promessas não são de agora, e sim de anos atrás.
A comunidade não agüenta mais as desculpas, sempre é o mesmo discurso: a burocracia pública.

Vejam a cronologia das promessas das obras na Comunidade do Timbó:

1.    No dia 20/03/2007, numa sessão na Câmara Municipal de João Pessoa sobre a situação do Timbó, “o secretário de Infra-Estrutura (da época), Fred Pitanga, foi mais específico e garantiu que serão realizadas obras na Comunidade, a exemplo de pavimentação e dragagem do rio Timbó ainda neste ano”.
Fonte: (http://www.cmjp.pb.gov.br/Noticia/73_vereadores-discutem-infra-estrutura-na-comunidade-do-timbo);

2.    No dia 06/06/2008 o site da Prefeitura de João Pessoa publicou o seguinte: “o prefeito Ricardo Coutinho assinou nesta sexta-feira (6) no Palácio do Planalto, contratos com o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social que prevêem a construção de 1.707 moradias e urbanização (...), além de obras de drenagem e pavimentação na comunidade do Timbó, no Conjunto dos Bancários. O investimento é de R$ 7,7 milhões, com repasse de R$ 7,3 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). (...) O prefeito disse que agora a PMJP vai dar início ao processo de licitação dos projetos, mas adiantou que as obras só começarão após o período eleitoral, devido às restrições da Lei Eleitoral. Fonte: (http://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/?n=8933)

3.    No dia 17/08/2009, o Vereador “Amorim denuncia ao Ministério Público, contaminação da água no Vale do Timbó. O vereador pessoense Geraldo Amorim (PDT) revelou em entrevista ao ClickPB que deu entrada junto ao Ministério Público Estadual, um pedido de investigação para apurar responsabilidade de uma possível contaminação da água que abastece os moradores do Vale do Timbó, na zona sul de João Pessoa”. Fonte:(http://www.clickpb.com.br/artigo.php?id=20090817105629&cat=paraiba&keys=amorim-denuncia-ao-mp-contaminacao-agua-vale-timbo-joao-pessoa).

4.    No dia 05/02/2010 foi publicado no informativo da Prefeitura Municipal de João Pessoa “O prefeito Ricardo Coutinho recebeu (...) representantes do Conselho de Segurança Comunitário dos Bancários, (...). O encontro aconteceu no gabinete do prefeito, (...), com as presenças dos secretários de Infraestrutura, João Azevedo, e de Habitação, Emília Correia Lima. Na ocasião, Ricardo Coutinho apresentou o projeto que irá beneficiar 198 famílias da comunidade do Timbó. De acordo com o projeto, as famílias serão relocadas das barreiras e encostas do rio Timbó para novas moradias. "Além das 198 casas populares que serão construídas, 11 ruas receberão drenagem e pavimentação. (...) Para a realização do trabalho de pavimentação e drenagem, será lançado um edital de licitação dentro de 30 dias. Já para a construção das casas, o prefeito afirmou que os recursos já estão reservados, necessitando apenas concluir a desapropriação de um terreno próximo ao local. As casas serão construídas pelo Programa de Subsídio à Habitação (PSH), uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Fonte: (http://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/?n=13077)

O prefeito de então prometeu em 30 dias ser lançado o edital de licitação, e já faz pouco mais e um ano e dois meses e ainda vem rendendo esta história da licitação.

5.    No dia 11/09/2010, foi celebrada uma missa como agradecimento do início das obras de infraestrutura na Comunidade do Timbó com a presença do prefeito e do seu líder, o vereador Bruno Farias: “Na comunidade, a PMJP já começou a construir, a partir do Programa de Subsídio Habitacional (PSH), 198 unidades habitacionais para atender aos moradores que vivem em situação de risco, na beira do rio e encostas da barreira. As obras devem contemplar também a drenagem e pavimentação de 11 ruas do local”.
Na ocasião o prefeito disse: “Faço questão de participar de uma celebração como esta que tem um significado muito forte, porque marca o início de um trabalho em que vamos construir um sonho para vários moradores da comunidade, o de sair das áreas de risco e ter uma casa própria. Melhorar a vida dessas pessoas e do maior número possível de moradores desta cidade é a nossa maior causa, e o governo municipal vem trabalhando com muito esforço para garantir isso". Fonte: (http://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/?n=15102)

Penso que o recapeamento das ruas dos bairros ricos é mais importante para a Prefeitura Municipal de João Pessoa, do que “melhorar a vida” do povo carente.

    Vocês pensam que as promessas param por aqui? Não! Estive no dia 07 de Abril do corrente ano na assembléia do Orçamento Democrático no bairro dos Bancários, juntamente com meus paroquianos, em especial o povo do Timbó. Foi apresentada naquele momento a situação e os reclames daquela comunidade e, mais uma vez as desculpas são as mesmas, inclusive o Secretário de Habitação fez o seu dever de casa: justificou o porquê da morosidade das obras do Timbó dizendo que tem ido constantemente àquela comunidade. Desculpe-me Secretário, o senhor só repetiu a fala de anos passados, conforme relato acima, e quanto às idas constantes ao Timbó, o povo daquela comunidade ainda não viu. Até a CAGEPA silencia diante dos reclames do povo.
    Quero o diálogo e, por isso me fiz presente numa reunião na secretaria de infraestrutura, e também na reunião do Orçamento Democrático; nesta última ficou acordado, através da secretária de planejamento de João Pessoa, a criação de uma comissão que acompanhasse os trabalhos do Timbó. Estou no aguardo da reunião e peço a Prefeitura e a CAGEPA que dialoguem com quem tem legitimidade na comunidade e vamos realizar uma atividade emergencial, porque quando as chuvas vêm o desespero é grande.

Pe. Marcondes Meneses
Pároco


Audiência regional do orçamento democrático, onde Pe. Marcondes junto com Paroquianos estiveram presentes para apresentar reinvindicações para acomunidade do timbó.






Situação em que se encontra a comunidade do Timbó:

 

Para ver Mais Fotos Clique Aqui

0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó