Dia Mundial das Missões: "Por um Mali pacífico, eis-me aqui, envia-me Senhor"

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

 


Trata-se de uma iniciativa para ajudar cada batizado, cada cristão a sentir-se enviado em missão em nome de sua fé para o retorno da paz e coesão social na República de Mali, afirma o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias, padre Hervé Tienou, ressaltando que as iniciativas para o Dia Mundial das Missões, que a Igreja celebra este domingo, 18 de outubro, já estão em andamento há algum tempo no país do oeste da África

Vatican News

“Extraímos do tema do Dia Mundial das Missões um tema adaptado à situação atual em Mali, que permanecerá válido não somente para o Mês Missionário de outubro de 2020, mas também para todos os eventos das POM em Mali no período de outubro de 2020 a setembro de 2021. O tema é: ‘Por um Mali pacífico, eis-me aqui, envia-me Senhor’.”

Foi o que disse diz à agência missionária Fides o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias na República de Mali, país do oeste da África, padre Hervé Tienou.

“Em termos concretos, esta é uma contextualização do tema global ‘Eis-me aqui, envia-me!’ (Is 6, 8)”, explica o sacerdote. Trata-se de uma iniciativa para ajudar cada batizado, cada cristão a sentir-se enviado em missão em nome de sua fé para o retorno da paz e coesão social em Mali", continua o sacerdote, também dirigindo um pensamento às pessoas ainda nas mãos dos jihadistas no país africano.

Iniciativas para o Dia Mundial das Missões

O diretor nacional das POM em Mali ressalta que as iniciativas para o Dia Mundial das Missões já estão em andamento há algum tempo: “em agosto começou a preparação e distribuição nas seis dioceses de Mali dos cartazes e opúsculos de animação POM 2020 – 2021, em ‘Bambara’ (a língua mais usada em Mali) e em francês”.


“Os cartazes são feitos com o logotipo do Mês Missionário de outubro de 2020, que é caracterizado por quatro elementos constitutivos: o mapa de Mali, as mãos entrelaçadas em um círculo com a bandeira nacional ao fundo, a pomba carregando um ramo de oliveira em seu bico. Os dois missionários a caminho, cada um com seu cajado de peregrino, por fim as palavras: ‘Por um Mali pacífico, eis-me aqui, envia-me Senhor’.”


Padre Tienou lembra que “Os subsídios são feitos para: ajudar nossas comunidades cristãs a viver mais intensamente o Dia Mundial das Missões, o Mês Missionário de outubro e todos os momentos marcantes das POM ao longo do ano, na oração do Terço e na meditação diária da Palavra de Deus; sensibilizar os fiéis para apoiar material e financeiramente as responsabilidades missionárias da Igreja através de uma maior contribuição nas coletas organizadas durante o mês de outubro e para cada uma das quatro obras das POM; e promover o espírito missionário em cada batizado através de um maior envolvimento nas atividades da Igreja em nossas comunidades cristãs de base”.

Iniciativas voltadas à promoção do Mês Missionário

Para promover o Mês Missionário, todos os sábados e domingos de outubro são transmitidos programas especiais no rádio e na televisão nacional. O conteúdo das transmissões inclui: a apresentação do tema global e do tema adaptado ao contexto atual de Mali, a conscientização e o chamado à oração e animação durante uma primeira semana para o apostolado dos leigos a fim de que eles possam se engajar mais na missão.


Durante a segunda semana, a oração e a animação são para o apostolado das crianças e por uma preparação mais intensa e direta para a celebração do Dia Mundial das Missões. A semana sucessiva coincide com o Dia Mundial das Missões e a ênfase está na apresentação, leitura e meditação da Mensagem do Santo Padre enquanto reza e se anima por “uma Igreja missionária a serviço da paz e do bem comum”.


Na última semana do mês missionário de outubro, a oração e a animação são para o apostolado das pessoas consagradas, ressaltando a importância do compromisso deles com a animação permanente das quatro obras missionárias pontifícias em nível de paróquias, Movimentos de Ação Católica, escolas e seminários – grupos vocacionais.

Fonte: Vatican News

0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó