Secretário-Geral da CNBB abre o IV Congresso de Gestão Eclesial

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

24/09/0019 - Evento reúne assessores e palestrantes nacionais em busca do aprimoramento da gestão por parte da Igreja e seus organismos


Começou na manhã desta terça-feira, 24, a 4ª edição do Congresso de Gestão Eclesial (CONGEC), promovido pela Arquidiocese da Paraíba, no Centro de Convenções de João Pessoa. A abertura foi realizada pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson e pelo Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil  (CNBB),  Dom Joel Portella Amado, que aprofundou o tema do evento: Gestão Eclesial - Impactos da Legislação numa "Igreja em Saída”. Já a Doutora em economia, Tânia Bacelar, fez a análise de conjuntura da economia nacional. O IV CONGEC segue até a próxima sexta, dia 27.
Dom Manoel Delson acolheu a todos os presentes, entre autoridades e congressistas, e proferiu a palestra de abertura, chamando atenção para a necessidade de continuar a missão de evangelizar diante das novas exigências legais da sociedade contemporânea. “Se o mundo está mudando, e mudando rapidamente, a igreja não pode estar parada”, disse ele. O Arcebispo disse ainda que a Igreja precisa ser bem gerida e que este congresso tem o objetivo de aperfeiçoar a gestão em vista da evangelização. “Temos uma missão evangelizadora e, para realizar, precisamos passar pelas vias das instituições. Este congeresso quer ser um instrumento para cunprir melhor nossas possiblidades e caminhos que temos a seguir”, comentou Dom Delson.
Dom Joel Portella, durante a Conferência Magna, comentou sobre o tema do evento. O secretário Geral da CNBB apontou que a gestão dos bens temporais  é uma condição ética para se viver uma Igreja em saída. E que, a igreja católica, neste tempo, é chamada a repensar a sua presença social, tanto no respeito mútuo, mas principalmente, no modo como as religiões lidam com os bens materiais e poder. “Uma igreja é missionária e a todo momento, neste mundo que a gente tá, precisa dizer para que veio. Sejamos uma igreja missionária, mas que saibamos, também, para o campo da gestão dos bens materiais, estar cientes da necessidade de testemunhar a este mundo a razão de existir”, pontuou Dom Joel Portella.
Participaram da mesa de abertura, o ecônomo da CNBB, Monsenhor Nereudo, o Secretário Estadual da Fazenda, Marialvo Laureano, a Deputada Estadual Cida Ramos, a Secretaria de Desenvolvimento do Estado, Gilvaneide Nunes, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Wolney de Macedo, o diretor do Centro de Convenções deJoão Pessoa, Ferdinando Lucena e Hildevânio Macedo, secretário da Gestão Governamental e Articulação Política.
Felipe de Sá

0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó