Papa Francisco destaca três elementos da fé da Virgem Maria

sábado, 12 de outubro de 2013


Neste sábado, 12, o Papa Francisco encontrou-se com os participantes da Jornada Mariana, que lotaram a praça de São Pedro, no Vaticano. O evento faz parte da programação do Ano da Fé e prossegue até este domingo, 13.

O momento começou com a procissão da imagem original da Virgem de Fátima, levada ao Vaticano a pedido do Santo Padre, até o palco principal. A imagem foi acolhida pelo Papa com um beijo.

Antes de rezar com os fiéis, o Santo Padre colocou um terço aos pés da imagem. Logo em seguida, meditou as estações da Via Matris (Caminho da Virgem Dolorosa) com os presentes. Muitos fiéis se emocionaram com as reflexões.

Após o momento de oração, o Santo Padre dirigiu algumas palavras aos fiéis.

Papa Francisco destacou que esse encontro do Ano da Fé dedicado a Maria, com a presença da imagem vinda de Fátima, ajuda-nos a sentir a presença de Nossa Senhora mais perto.

"Maria sempre nos leva a Jesus", afirmou o Pontífice. "Ela é uma mulher de fé, uma verdadeira crente", destacou.

No discurso, o Santo Padre falou de três elementos da fé de Maria: a fé que desata o nó, a fé da carne humana a Jesus, e a fé como caminho.

Quanto ao primeiro elemento, Francisco recordou que os padres conciliares retomaram uma expressão de Santo Irineu que dizia: "o nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria".

"Quanto não escutamos a Deus, não seguimos sua vontade... demonstramos falta de confiança Nele... Isso é o pecado. E esses nós tiram a nossa paz, são perigosos, porque vários nós formam um emaranhado, cada vez mais difícil de desatar", explicou o Papa.

Entretanto, para a misericórdia de Deus nada é impossível, ressaltou o Pontífice. "Mesmo os nós mais complicados se desatam com sua graça".

Segundo o Papa, foi Maria que abriu a porta a Deus para desatar os nós, ao dizer Sim ao plano de redenção e aceitar gerar Jesus em seu Ventre.

Sobre o segundo elemento, o Santo Padre destacou que a através de sua fé e obediência, Maria gerou na terra o Filho eterno do Pai.

"Maria concebeu Jesus primeiro na fé e depois na carne", explicou o Papa. "Deus não quis fazer-se homem ignorando a nossa liberdade… quis passar através do livre consentimento de Maria".

De acordo com Francisco, o que aconteceu com Maria, sucede também a todos os que acolhem a Palavra de Deus com um coração bom e sincero, e a colocam em prática.

"É como se Deus se tornasse carne em nós. Ele vem habitar em nós, faz morada naqueles que O amam… Não é fácil entender isso, mas é fácil sentir no coração", destacou.

O Santo Padre disse ainda que, muitas pessoas, pensam na encarnação de Jesus como um fato apenas do passado, mas crer Nele significa "oferecer sua carne" com a coragem de Maria, para que Ele possa continuar habitando entre nós.

"Significa oferecer nossas mãos, nossos pés, nossos braços, nossa mente e sobretudo oferecer o nosso coração... Assim somos instrumentos de Deus, porque Jesus age no mundo através de nós".

E quanto ao último elemento, Francisco explicou que o Concílio afirma que Maria avançou pelo caminho da fé, e por isso ela nos precede. Mas em que sentido ela foi um caminho? questionou o Pontífice.

"No sentido de que todo o caminho foi seguir a Jesus", respondeu o Papa, e complementou: "Ele é o caminho... avançar nessa peregrinação espiritual não é senão seguir a Jesus, ouvi-lo. Ver como ele se comporta... e colocar os pés nas suas pegadas. Ter os seus sentimentos e atitudes".

Após a mensagem o Papa concedeu a todos sua benção apostólica. O momento de oração terminou com o canto da Salve Rainha.

Fonte: Canção Nova Notícias

Da redação do Portal Ecclesia.

0 comentários:

255ª Romaria da Penha

255ª Romaria da Penha
Fotos Romeiros

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Comunidade do Timbó recebe Arcebispo Dom Delson

Comunidade do Timbó recebe Arcebispo Dom Delson
Bênção da reforma da Capela Santo Antônio

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Projeto "Igreja no Cinema" - Fotos

Projeto "Igreja no Cinema" - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Missa da Véspera de Natal

Missa da Véspera de Natal
Paróquia Menino Jesus de Praga

10 Anos de Ordenação Diaconal - Fotos da Comemoração

10 Anos de Ordenação Diaconal - Fotos da Comemoração
Diácono Roberto Inocêncio

Visitantes

Ajude o Laureano

Oração de exaltação a Santa cruz

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

Conselhos do Papa Francisco

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Horário das Missas na Paróquia Menino Jesus de Praga - Bancários

  • Quinta-feira - 19:30hs
  • Sábado - 19:00hs
  • Domingo - 8:00 , 11:00 e 17:00hs
  • Telefone: (83) 3235.5120

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó