DESCASO DO PODER PÚBLICO COM A COMUNIDADE DO TIMBÓ – PARTE II

sexta-feira, 16 de agosto de 2013


Em 22 de março de 2011 publicamos uma nota com o mesmo título historiando os passos dados pela comunidade e a sequência de promessas por parte da Prefeitura de João Pessoa; em seguida foram realizadas várias reuniões com diversos secretários (as) nas suas respectivas secretarias, resultando no início da Urbanização do Bairro e da construção das 136 casas, destinadas ás famílias que estavam (algumas ainda estão) nas áreas de risco, as quais deveriam ser entregues em agosto de 2011. Porém, não foi o que aconteceu, porque as obras foram paralisadas, as casas saqueadas e depredadas e assim, os transtornos continuaram.

Esta nova nota repete o mesmo título da primeira publicada em (http://armaduracristao.blogspot.com.br/2011/03/descaso-do-poder-publico-com-comunidade.html), por sentirmos que estamos assistindo um novo capítulo de uma mesma novela, pois basta consultar nossos arquivos  (http://armaduracristao.blogspot.com.br/2011/08/arquivos-sos-timbo.html ) e constatar que os mesmo transtornos vividos pelos moradores do TIMBÓ se repetem atualmente.

Também iniciamos uma sequência de reuniões neste ano com os moradores e a gestão atual do município, motivadas pelas fortes chuvas no dia 09 de junho de 2013, quando alertamos a Prefeitura Municipal de João Pessoa para uma solução efetiva ou então teríamos vítimas fatais. Veja em (http://www.aarmaduradocristao.blogspot.com.br/2013/06/sos-timbo-ja-luta-continua.html),

No dia 10, 11 e 12, de Junho, vários secretários estiveram nas dependências da Paróquia Menino Jesus de Praga, com o intuito de firmar um acordo entre as famílias do TIMBÓ e o poder público. No dia 14 de Junho esse acordo foi feito, intermediado pela Igreja Católica e o Rotary Club Bancários, rezando o seguinte: seriam retirados os moradores da Rua Margarida Maria Alves que estavam em risco e alguns da Rua Santo Antônio (ruas interditadas pela Defesa Civil Municipal) e no dia 26 de Julho de 2013 seriam entregues 56 casas com condições dignas de moradia.

No dia 09 de Julho, vendo que a obra não avançava, provocamos uma reunião in loco com os moradores e representantes do Rotary Club Bancários (André Braz e Abelardo Maia) e da Paróquia Menino Jesus de Praga (Padre Marcondes Meneses) estiveram, juntos com os Secretários da Prefeitura Municipal de João Pessoa (Socorro Gadelha/ José Mariz – Habitação; Zennedy Bezerra – Casa Civil). Veja em : http://www.aarmaduradocristao.blogspot.com.br/2013/07/sos-timbo-inspecao-das-casas-da.html).

Os próprios moradores e os representantes da sociedade civil e religiosa argumentaram que a obra estava muito lenta, e os seguintes retrabalhos deveriam ser feitos com urgência:
 1) Colocação das calhas;
 2) Repor as portas e janelas;
 3) Degraus e rampa de acesso as casa; 
 4) retiradas de cupins em algumas unidades;
 5) instalação elétrica interna e externa;
 6) ligação de rede água;
 7) impermeabilização e repintura;
 8) paredes rachadas;
 9) reparar piso;
 10) rever a coberta;
 11) revestimento do piso e parede com cerâmica nos wcs;
 12) colocação dos vidros; 
 13) instalação hidro-sanitária;
 14) colocação das louças e metais.


Terminada a visita ficou firmado mais uma vez que os pedidos elencados seriam executados para que as unidades habitacionais fossem entregues com dignidade, só que não foi o que aconteceu.

Chegado o dia 26 de Julho, a Prefeitura fez uma reunião com os moradores para dizer-lhes que não teria condições de entregar as casas conforme o combinado, causando um tumulto e insegurança.


Depois de tenso diálogo ficou acertado de que era preciso um prazo até 15 de agosto, para entregar as casas concluídas e, quem quisesse já habitar nas mesmas, da forma que estivessem a prefeitura liberava.

No dia 31 de Julho tivemos outra reunião na SEMHAB com os representantes da Prefeitura e os construtores e, mais uma vez foi constatado de que as exigências do retrabalho acima elencados não tinham sido executadas, o que nos preocupou bastante.

Diante do exposto, responsabilizamos a Prefeitura Municipal de João Pessoa, pelas condições precárias em que se encontram os moradores que ocuparam as casas, muitas sem água e energia.

Portanto, requeremos do Prefeito Municipal, Luciano Cartaxo, que seja cumprido o acordo feito com os moradores, através dos seus secretários, acordo este quebrado duas vezes, já que as casas não foram entregues nem no dia 26 de julho, nem no dia 15 de agosto conforme o combinado e, as famílias se encontram no conjunto construído em forma desumana.

Veja abaixo algumas fotos de como estão vivendo os moradores.


Paróquia Menino Jesus de Praga

Pe. Marcondes Meneses



Rotary Club Bancários

André Braz



Conselho Comunitário de Segurança dos Bancários

João Eduardo Melo



Moradora do Timbó
Patrícia Malaquias







































3 comentários:

Anônimo disse...

Essa è o NOsso Prefeito, que quer colocar de todo jeito a população do timbo nessas casas e dizer a toda imprensa que reloucou as familiar pra moradias dignas. Vergonha Prefeito Luciano. Pior Prefeito que ja Passou pela nossa capital.

Anônimo disse...

mas vem eleiçoes por ai, ai eu quero ver esse povo vim engana mais uma vez, pois nosso titulo e a nossa arma...podemos botar e tirar do poder esse povo que nao tem um minimo de vergonha na cara.... e axa que faz muito pelos pobres quando na verdade so pensa em seu bolso....E REVOLTANTE!!!!!!!

Anônimo disse...

QUERO VER A CARA DO PREFEITO NO DIA DA INAGURAÇAO, SE E QUE VAI TER INAGURAÇAO.....POIS ACREDITO QUE ELE NAO VAI PASSAR NEM PERTO, COMO SEMPRE VAO MASCARAR TUDO E DIZER QUE ENTREGOU MORADIAS DIGNA PARA POPULAÇAO CARENTE...ACHAM QUE O POVO VAI CAIR NESSA ENGANAÇAO OUTRA VEZ, VCS VAO TER A RECOMPENSA DE VCS NA PROXIMA ELEIÇAO PODE CRER....

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó