ADVENTO: TEMPO DE PREPARAÇÃO PARA O NATAL

domingo, 2 de dezembro de 2012

 Irmãos e Irmãs,

Iniciamos o Tempo do Advento. Depois de refletirmos o tempo comum, coroado com a festa de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, é chegado o doce momento da reflexão acerca deste tempo que é a antecipação do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Advento, tempo de espera e de esperança, de atenção e de vigilância, de alegre chegada e amorosa acolhida do Deus Conosco, o Emanuel.

"A vós, meu Deus, elevo a minha alma. Confio em vós, que eu não seja envergonhado! Não se riam de mim meus inimigos, pois não será desiludido quem em vós espera"(cf. Sl 24,1-3).

Advento é tempo de espera, mas tempo de revisão de vida, em que as coisas velhas vão dando espaço para as coisas novas para acontecer aqui e agora o Reino de Deus. Todos somos convidados a enxergar a situação que nos rodeia e acreditar que é possível resolver nossos problemas sempre contando com a graça e o auxílio de Deus Menino, o Divino Infante.

Que a liturgia inaugural do tempo do Advento contamine nossos corações com o “gram finale” da Liturgia Eucarística: “amar desde agora as coisas do céu, e caminhando entre as coisas que passam, abraçar as que não passam”. Tudo passa, só Cristo permanece, pelos séculos dos séculos, Amém!
 
Pe. Marcondes Meneses
A cada ano a Igreja nos propõe uma caminhada em vista da preparação do Natal do Senhor através do ADVENTO, como sendo o momento favorável, o dia da salvação (2Cor 6,2), da paz e da reconciliação.

Com o Advento, estamos iniciando não só um novo tempo, como também um novo ano litúrgico, e somos chamados a percorrer com Jesus Cristo um itinerário que nos prepara para celebrar bem o Natal. O Ano Litúrgico Católico é caracterizado pelos letras: A, B e C, e a cada Ano temos um evangelho chave a ser meditado. Neste ADVENTO, vamos celebrar o ano C e ter o Evangelho de Lucas como nosso referencial.

O tempo do Advento, abre para a Igreja a grande celebração da manifestação do Salvador em nossa humanidade. É um tempo de preparação para as festas epifânicas (manifestações) e nos prepara para receber o Senhor que vem e se manifesta a nós.

Devemos nos preparar em família, em comunidade que celebra, no ambiente de trabalho, através de mudanças de atitudes concretas que nos levem a acolher a Palavra de Deus e colocá-la em prática.

“Esse período é organizado em dois momentos: 1) a manifestação em glória e majestade no final dos tempos, que provoca em nós o fortalecimento da esperança e as atitudes de vigilância e de espera; 2) a partir do dia 17 de dezembro, celebramos a expectativa da manifestação do Senhor em nossa carne.”

Este percurso se dá através da celebração de quatro domingos seguidos nos levando a refletir através da liturgia da palavra a necessidade de ficarmos prontos para o encontro com Deus que se aproxima, fazendo um convite à conversão, à alegria e à esperança.
A cada domingo, a Igreja nos faz um convite a preparar-nos para festa do Natal do Senhor escutando o que a liturgia da Palavra nos indica através das palavras chaves, contidas nos evangelhos:
  • 1° Domingo: VIGIAI, Jesus nos alerta através do evangelho de Lc, 21, 25-36 e coloco em discussão o tema da grande tribulação de Jerusalém, da Parusia, isto, os sinais que aparecerão nos céus e sobretudo o tema da Vigilância.”Vigia a todo momento, pedindo para poderdes escapar de tudo o que vai acontecer e para vos apresentardes diante do Filho do Homem” Lc, 21,36.
  • Os textos bíblicos da liturgia do 2º domingo são uma convocação à mudança de vida, através da CONVERSÃO pregada por João Batista (Lc 3,1-6). “Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas”.
  • Nas leituras do 3° domingo transpira a alegre expectativa: o Salvador vem! O testemunho de João Batista não deixa dúvidas de quem é Jesus: a luz verdadeira que vem iluminar todo ser humano, por isso já nos aponta a uma ALEGRIA, verdadeira (Lc 3, 10-18)
  • E por fim, no 4° domingo contemplamos a figura de Maria que se coloca a SERVIÇO do plano de Deus quando diz “eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,39-45) e parte para a casa de Isabel ajuda-lo, já que esta se encontrava grávida. Temos neste quarto domingo o encontro das duas mulheres grávidas e dos seus filhos que estão no ventre de cada uma delas.
                                               
Não façamos deste ADVENTO, mais um tempo que passa em nossas vidas, mas vamos vivenciá-lo com toda intensidade do nosso ser, na certeza de celebrar bem o maior evento da humanidade: a Encarnação de Deus em Jesus Cristo feito homem, que vem habitar entre nós.

0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Missa da Forania Praia Sul

Missa da Forania Praia Sul
Santo Antônio do Menino Deus

Missa de Natal - Fotos

Missa de Natal - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

255ª Romaria da Penha

255ª Romaria da Penha
Fotos Romeiros

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Comunidade do Timbó recebe Arcebispo Dom Delson

Comunidade do Timbó recebe Arcebispo Dom Delson
Bênção da reforma da Capela Santo Antônio

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Projeto "Igreja no Cinema" - Fotos

Projeto "Igreja no Cinema" - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Missa da Véspera de Natal

Missa da Véspera de Natal
Paróquia Menino Jesus de Praga

10 Anos de Ordenação Diaconal - Fotos da Comemoração

10 Anos de Ordenação Diaconal - Fotos da Comemoração
Diácono Roberto Inocêncio

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Horário das Missas na Paróquia Menino Jesus de Praga - Bancários

  • Quinta-feira - 19:30hs
  • Sábado - 19:00hs
  • Domingo - 8:00 , 11:00 e 17:00hs
  • Telefone: (83) 3235.5120

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó