Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro homenageia Padre João Andriola

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Padre João Adriola
A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro vai homenagear o Padre João Cartaxo Andriola, durante celebração da Missa de 7º Dia do sacerdote, nesta quinta-feira (3), às 19h30, e no sábado (5), às 15h, horário da tradicional Missa de Cura.
Padre João morreu na última sexta-feira, de um infarto fulminante do miocárdio, quando se dirigia ao Posto de Saúde da Família, no bairro do Altiplano, onde morava.
Segundo o pároco, Padre Carlos Maurício, a Igreja resolveu homenagear Padre João Andriola em dois dias diferentes para proporcionar a todos os amigos e fieis de um modo geral a participar das homenagens.
“O sétimo dia de falecimento de Padre João é na quinta-feira. Então nós vamos celebrar a nossa missa tradicional, às 19h30, com a participação da comunidade do Altiplano, familiares e quem mais possa vir. Já a Missa do sábado será voltada especialmente para as pessoas que costumam vir a Missa dos Enfermos, todo o primeiro sábado do mês, que era celebrada pelo Padre João”, explicou Padre Carlos.
Como de costume, a Missa de Cura deste sábado será precedida de um Louvor, previsto para começar às 12h. E a missa, que será celebrada pelo Padre Carlos Maurício, em homenagem a Padre João Andriola, terá às 15h.
Missa de Cura
Padre João Cartaxo Andriola foi o primeiro sacerdote a celebrar a Missa de Cura em João Pessoa, quando ainda era capelão da Igreja das Mercês. Há 15 anos, ele iniciou a celebração da Missa de Cura na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que atraía fiéis de vários municípios paraibanos e devotos, inclusive, de outras cidades brasileiras, a exemplo de Natal (RN), Recife (PE), Brasília (DF) e São Paulo (SP).
A Missa de Cura chegou a atrair até três mil pessoas.
Como fruto das graças alcançadas nessa Missa, Padre João Cartaxo Andriola chegou a lançar, em 2004, um livro que reuniu mais de 90 testemunhos das curas obtidas, cujo título é “Deus nos quer Sorrindo”. Antes de morrer, Padre João vinha organizando o segundo volume do livro, com novos testemunhos, mas não conseguiu concretizá-lo.
Quem foi Pe. João Andriola
Em sua trajetória sacerdotal, Padre João fundou diversos colégios, hospitais e maternidades nas cidades por onde atuou como sacerdote, além de haver construído a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro do Altiplano, na Capital paraibana, onde morava desde 1980.
Filho de Francisco Ferreira Andriola e Ana Otília Cartaxo Andriola, Padre João nasceu em Cajazeiras, no ano de 1934. Ele faleceu aos 76. Iniciou seus estudos na cidade onde nasceu e depois veio para João Pessoa, onde cursou o Ginasial, Colegial, Teologia e Filosofia no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, à época em que foram reitores Dom Manuel Pereira da Costa e Dom Luís Gonzaga Fernandes.
Padre João, como ele era mais conhecido, ordenou-se sacerdote em 12 de janeiro de 1964, por Dom Zacarias Rolim de Moura, na Catedral Nossa Senhora da Piedade, em Cajazeiras, tendo completado este ano 47 anos de sacerdócio.
Sua primeira paróquia foi na cidade de Santa Cruz, onde fundou o ginásio Comercial Paulo VI, um ambulatório e uma maternidade, ainda em pleno funcionamento. Atuou ainda em Jericó, Ibiara, Sertão paraibano.
Ali fundou o Ginásio Comercial Pe. Manoel Otaviano, a Maternidade e o Ambulatório São Vicente de Paula, transformado em Hospital; fundou o Centro Educativo Professora Edvierges Arruda, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Sociedade São Vicente de Paula, entidade que tem por objetivo ajudar a pessoas carentes; fundou, ainda, a Biblioteca Municipal, além do Clube de Jovens de Ibiara.
Ao ensejo da seca de 1970, prestou assistência aos flagelados desse e de outro municípios vizinhos, conseguindo frente de trabalho, através da Sudene; roupas e alimentos através da Cáritas Diocesana.
Posteriormente, na cidade de Santana de Mangueira, construiu uma gruta, em homenagem a Nossa Senhora, cujo projeto arquitetônico foi uma miniatura da Catedral de Brasília. Com a ajuda do município, logo começou a construir casas residenciais, expandindo a pequena cidade e fundando, ali, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Padre João Andriola foi agente de Mobilização (Relações Públicas) do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização), no Estado da Paraíba, entre 1972/80, a convite do então presidente do Mobral/PB, Juarez César de Carvalho. Por essa razão, foi transferido para João Pessoa.
Durante esse tempo foi vigário cooperador da Catedral de Nossa Senhora das Neves e Capelão das Igrejas Nossa Senhora das Mercês, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora da Penha.
Em 1980, transferiu-se para o Bairro do altiplano Cabo Branco, em João Pessoa. Deixou suas funções no Mobral e, a pedido de vários moradores do conjunto, passou a dedicar-se, exclusivamente, à construção da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, hoje Paróquia da Arquidiocesana da Paraíba.
Atualmente era vigário auxiliar da Paróquia, para onde chegou a mobilizar mais de três mil pessoas para a tradicional Missa de Cura, que acontece todos os primeiros sábados de cada mês, às 15h.

0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó